Festividades Cíclicas: Carnaval.
As Malassadas.
Em diversos países, come-se, nesta época, carne de porco e doces, feitos com farinha e ovos. Na Madeira é costume se confecionar “malassadas” e “sonhos”, regados com mel de cana ou com uma calda feita com água, limão e pau de canela.
A denominação “Dias gordos” atribuída a esta festividade cíclica, o Carnaval, refere-se ao fato de ser uma época em que a ordem é transgredida, os abusos tolerados e onde se consomem a carne e doces em exagero, em contraposição ao jejum da Quaresma.
Segundo Ernesto Veiga de Oliveira, estes doces são representativos da nossa economia agrícola, pela sua composição elementar – farinha, ovos e, nalgumas terras, leite – e, como tal, suscetível de utilização ritual, como símbolo de abundância; de facto, elas aparecem em certos casos como garantias de prosperidade e abundância.
Para quem não teve a oportunidade de frequentar a Oficina de Carnaval, "Malassadas no Museu", no Museu Etnográfico da Madeira, aqui fica a receita, com ilustrações do António Pascal, Ilustrador e Técnico dos Serviços Educativos do museu.
Conheça a Sua IDENTIDADE e preserve as nossas tradições.