LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

A finalizar a dinâmica “Museu do Mês”, o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente's destaca mais uma peça do espólio, a máquina fotográfica da marca Perken Son & Rayment, que pertenceu a João Anacleto Rodrigues e que se encontra datada de entre 1887 e 1899.
Nascido na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, João Anacleto Rodrigues (1869-1948) foi, entre outros ofícios, um exímio fotógrafo amador. Apaixonado pela imagem, foi também o introdutor do cinema na Madeira, promovendo, em 1897, no Teatro Municipal do Funchal, as primeiras sessões de cinema do arquipélago madeirense, com o “cinematógrafo Joly Normandin” que havia adquirido através da sua empresa “Bazar do Povo”.
Como fotógrafo, captou alguns acontecimentos e recantos da Madeira e as paisagens e vivências dos arquipélagos dos Açores e Canárias. Atualmente estes registos e os seus respetivos equipamentos fotográficos estão integrados no espólio do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.

maquina1 n

Máquina fotográfica Perken Son & Rayment, pertença de João Anacleto Rodrigues (1869-1948)
MFM-AV, inv. 001 PHF_1989
Proveniência: Foto Figueiras
Fotografia e Edição: Marco Gonçalves

maquina2 n

JOÃO ANACLETO RODRIGUES
Largo de São Sebastião (atual largo do Chafariz) e rua do Aljube, Funchal | Posterior a 1897
23,8 x 17,8 cm | Negativo simples, vidro | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. JAR/18
Em depósito no ABM

cortejo n

JOÃO ANACLETO RODRIGUES
Cortejo de acompanhamento dos reis de Portugal (D. Carlos I e D. Amélia de Orleães), na rua do Aljube, Funchal | 1901-06-23
23,9 x 17,8 cm | Negativo simples, vidro | Gelatina e sais de prata
MFM-AV, inv. JAR/42
Em depósito no ABM

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.