LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Semana comemorativa | 28.05 a 03.06.2023
No âmbito da comemoração do 70º aniversário da abertura do oficial do Museu Quinta das Cruzes, celebrada a 28 de maio, o museu pretende dar a conhecer ao público os momentos mais marcantes da vida deste museu nas suas sete décadas de existência. É com este objetivo que será lançada a rubrica online “MQC | 7 dias, 7 décadas” e que consiste na publicação diária, ao longo de sete dias, de fotografias alusivas a eventos e outros acontecimentos que tiveram lugar neste espaço museológico desde 1953 até à atualidade.  
“𝗠𝗤𝗖 | 𝟳 𝗱𝗶𝗮𝘀, 𝟳 𝗱𝗲́𝗰𝗮𝗱𝗮𝘀” 
Inauguração do Museu Quinta das Cruzes a 28 de maio de 1953
Há, precisamente 70 anos, no dia 28 de maio de 1953, o Museu Quinta das Cruzes, ou “Casa-Museu César Gomes”, como inicialmente denominado, abre oficialmente ao público, com base na doação, em 1946, da coleção de Artes Decorativas do primeiro doador e fundados deste museu, César Filipe Gomes.
César Filipe Gomes, nascido na freguesia de Santa Luzia (Funchal) a 26 de maio de 1875, proprietário de uma ourivesaria situada na antiga Rua do Aljube, destacou-se como colecionador de antiguidades no seio de uma comunidade, à época, não muito votada a esta atividade.
«A cerimónia decorreu pelas 21h30m contando com a presença das entidades oficiais, as figuras mais salientes do nosso meio social e “muitas senhoras.”» (Jornal da Madeira, 29 de maio de 1953).
O Presidente da Junta Geral, Eng.º António Teixeira de Sousa, proferiu um discurso, onde enalteceu a figura do doador César Gomes, e todo quanto de uma forma direta ou indireta ajudaram a criação do museu, tornando assim, uma realidade há muito esperada pelo povo madeirense.
Teve ainda a preocupação de explicar que esta não era uma cerimónia inaugural definitiva, mas “simplesmente proceder à abertura desta Casa-Museu “César Gomes”, ainda em organização, dando ao público a possibilidade de observar as peças de mobiliário e outros artigos aqui expostos”. (D.N. Madeira, 29 de maio de 1953).
“ Embora se encontre ainda em organização a Casa-Museu “César Gomes”, a Comissão Executiva da Junta Geral, atendendo ao seu valor artístico e à consequente necessidade de a tornar acessível ao público, delibera que, a partir do dia 2 de julho, a mesma seja aberta ao público às terças e sextas-feiras, das 14 às 18 horas.” (Deliberações - Boletim N.º 5 da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal – Maio de 1953, p. 54)

Imagens: © Cópias digitalizadas - Coleção Perestrellos – Photographia – Museu Vicente | Fotos doadas ao MQC, em 2016 - Dr. Francisco Leite Monteiro.

1cruzes n

2cruzes n

3cruzesn

4cruzesn

5cruzesn

6cruzesn

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.