Retábulo da Capela-Mor.
O atual retábulo da capela-mor da Igreja do Convento de Santa Clara está datado do século XVIII, caracteristicamente de estilo rococó, com pintura de marmoreados da autoria de Boaventura Béze, conforme assinatura agora descoberta: «Béze dourador Françes 1797». Foi, possivelmente, durante esta campanha de obras desmembrado o retábulo do século XVII, agora remontado na sala de exposição.
Ao longo do presente projeto de conservação e restauro do Convento de Santa Clara, foram recuperadas várias peças de talha dourada e / ou policromada e muitos fragmentos retabulares, que estavam dispersos em arrecadações e desmembrados, sendo alguns remontados e expostos. É o caso deste retábulo, datado do século XVII e atribuído a uma oficina regional, possivelmente saído da oficina do “imaginário” e entalhador madeirense Manuel Pereira, mestre ativo no Funchal desde 1624 a 1679, com o qual trabalharam muitos oficiais carpinteiros, marceneiros, “imaginários”, entalhadores e douradores, a quem se deve a execução dos retábulos laterais da Sé do Funchal e a maioria dos retábulos da Igreja do Colégio, por exemplo.
Neste retábulo, destacam-se as suas colunas de capitel coríntio, simetricamente colocadas, sendo o primeiro terço ornamentado com espiralados e folhas de acanto, fuste canelado com cabeças de anjos (querubins), esculpidas em vulto, que suportam panos e frutos, revelando obra de mestre aprimorado.
Na base encontra-se uma delicada escultura de “Jessé”, reclinado e adormecido, e duas pinturas, a óleo sobre tela, “Árvore de Jessé”, atribuídas ao pintor protobarroco Martim Conrado, que respondeu à clientela madeirense desde 1640. Esta composição remete para o orago da igreja, Nossa Senhora da Conceição, com a árvore genealógica de Cristo, a partir de Jessé, pai de David, rei dos israelitas.
Monumento Visitável.