O Solar do Aposento, imóvel classificado de interesse municipal (1993), foi inaugurado e aberto oficialmente ao público a 19 e 20 de junho de 2018, respetivamente.
Esta construção de meados do século XVIII é uma casa tradicional madeirense abastada, tendo sido uma propriedade agrícola ligada à produção do vinho.
O imóvel pertenceu à Sr.ª D. Maria Hilária Diniz Abreu de Freitas (1913-2003), que legou, por testamento, à Região Autónoma da Madeira, a propriedade com o seu recheio para ali ser instalada uma estrutura museológica, dando a conhecer as suas coleções artísticas a todos os visitantes e curiosos das tradições do norte da Madeira e da Ponta Delgada.
O espaço museológico é constituído por oito salas de exposição permanente que integram parte do acervo da casa e um conjunto de artes decorativas portuguesas, pertencentes ao espólio do Museu Quinta das Cruzes. As coleções apresentadas são constituídas por artes decorativas dos séculos XVIII e XIX, portuguesas e de influência inglesa, entre as quais o mobiliário, a pintura, a gravura, a faiança e a porcelana. Podem também ser observados alguns objetos de uso doméstico, recebidos por herança ou adquiridos a particulares ou no mercado de antiguidades.
Como propriedade agrícola possui várias dependências; o rés-do chão era dedicado à zona de serviços de produção vinícola, sendo ainda possível observar as lojas, a adega e o lagar.
Além da casa principal, o Solar é também constituído por um edifício polivalente para a realização de eventos educativos e projetos expositivos de caráter temporário.
A entrada é gratuita e é possível visitar o Solar do Aposento, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 16h00, em horário contínuo.