LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

Santos Populares. Património cultural imaterial. 
Hoje, na sua véspera, o Museu Etnográfico da Madeira, partilha mais algumas imagens, daquela que é a última festividade, dos chamados "Santos Populares", a Festa de S. Pedro.
De todas as festas em honra deste Santo, festejadas na ilha da Madeira, a da Ribeira Brava é a mais concorrida. Realiza-se nos dias 28 e 29 de junho, na Igreja Matriz, dedicada a S. Bento.
Embora este seja o santo padroeiro da Ribeira Brava, a grande devoção desta freguesia é, contudo, a S. Pedro, patrono dos pescadores, o que se explica pelo facto de, antigamente, a atividade piscatória ter ali grande importância.
A procissão com a barca, o bazar com as oferendas, a tradicional charola de produtos da terra, a dança das espadas ou a tradicional espetada no calhau, são alguns dos rituais profanos e religiosos,  que caraterizam esta festa e a identificam culturalmente, testemunhos do nosso património cultural imaterial, que devem ser valorizados e divulgados.
No âmbito de um projeto desenvolvido pelo museu e do qual resultou uma exposição temporária e um livro, "Festas e Romarias da Madeira", publicado em 2019, o N°3 da Coleção "Cadernos de Campo", premiada, nesse ano, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), o museu disponibilizou nas suas Redes Sociais, algumas  imagens e textos dessas festas, com elementos que as caraterizam. 
Poderá encontrar mais informação sobre esta e outras festas, no Portal dos Museus da Madeira, ou na obra referida, uma publicação da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura e que se encontra à venda na loja do museu e na loja da Direção Regional da Cultura.
Recolha: César Ferreira (MEM)
Fotografia: Hélder Ferreira

1saopedro n

2saopedro n

3saopedro n

4saopedro n

5saopedron

6saopedro n

7saopedro n

8saopedro n

9saopedro n

10saopedro n

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.