LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

ProcissaoCinzas2024No âmbito da candidatura da "Procissão das Cinzas em Câmara de Lobos" ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial (INPCI), promovida pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura / Direção de Serviços de Património Cultural / Divisão de Estudos do Património, já foram realizadas várias atividades em prol desta candidatura, entre as quais um registo documental em vídeo, que aqui apresentamos, dando a conhecer as dinâmicas e o envolvimento da comunidade perante esta expressão cultural.

A candidatura ao INPCI da “Procissão das Cinzas em Câmara de Lobos” tem o apoio do Município de Câmara de Lobos, da Paróquia de Santa Cecília, do Convento de São Bernardino/Ordem dos Frades Menores, da Ordem Franciscana Secular e da comunidade detentora desta manifestação cultural.

Caracterização Síntese da Procissão das Cinzas
A procissão das Cinzas é uma expressão cultural de penitência, de origem seráfica, que marca o advento da Quaresma e que proliferou desde o século XVII em Portugal e Espanha em sequência da expansão dos impérios ibéricos durante a Idade Moderna. Na Madeira, este cortejo processional está associado à Ordem Franciscana Secular, ao antigo Convento de São Bernardino (OFM) e à Paróquia de Santa Cecília, em Câmara de Lobos. Esta procissão reveste-se de uma particularidade singular, pelo facto das imagens de vestir, que integram a procissão, encontrarem-se à guarda de algumas famílias da Paróquia de Santa Cecília, que tratam da sua manutenção durante todo o ano e as consideram como um legado familiar. Assim sendo, no dia da procissão, na Quarta-feira de Cinzas, as famílias levam as imagens para o Convento de São Bernardino e preparam a estrutura protocolar da mesma. O itinerário processional realiza-se entre o antigo Convento de São Bernardino e a Igreja Matriz de Santa Cecília com forte participação da comunidade local e de outras localidades.

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.