LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Obras, Artistas e Coleções:

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira - Atividades Extrativas: Pesca. (Doação: Américo Virgílio Correia de Lima, Porto Moniz). Os processos e as técnicas de pesca foram,...

Barro e esmaltes, relevo. Lisboa, Fábrica Viúva Lamego, séc. 20. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.  

Ernst Seger (Neurode, Silésia, 1868 - Berlim,1939). Marfim, bronze patinado e mármore. Alemanha, ca. 1920-1925. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Gravura a pontilhado. Pierre Joseph Redouté (desenhador), Victor (gravador). Paris, Impremerie de Remond, 1817-1824. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

William Frend de Morgan, Sands End, Fulham, Inglaterra, ca. 1898. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

"As formas silenciosas falam por si e, quando devidamente observadas, exprimem de forma gritante o segredo das suas linhas, raízes, inspirações e motivações. (...)" "Silêncio" Démètre H....

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Atividades Extrativas: Pesca. A apanha é um trabalho individual e manual, praticada com o auxílio de ferramentas, muitas vezes improvisadas ou...

O Museu Etnográfico da Madeira prolongou o período da exposição temporária "Musealização da Lapinha do Caseiro", até ao dia 16 de abril. Aproveite para conhecer esta tão afamada Lapinha...

Faiança e estampilhagem. Portugal, século 20. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

Faiança (stoneware). Inglaterra, Staffordshire, séc. 19. Da coleção da Casa-Museu Frederico de Freitas.

"A LAPINHA DO CASEIRO - Conheça as diferentes personagens". A rubrica online, partilhada pelo Museu Etnográfico da Madeira, para dar a conhecer algumas peças da nova coleção que passou a...

Do acervo do Museu Etnográfico da Madeira. No Dia Mundial do Gato, o museu partilha a habitual rubrica online, hoje dedicada a estes felinos. As Coleções do Museu. Comércio tradicional :...

Faiança. Fábrica de Cerâmica Vieira. São Miguel, Açores, Séc.20. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

"A LAPINHA DO CASEIRO - Conheça as diferentes personagens", rubrica, online, partilhada pelo Museu Etnográfico da Madeira, para dar a conhecer algumas peças da nova coleção que passou a integrar o...

Faiança, estampagem. Sadler & Green, Liverpool, Inglaterra, ca. 1758-61. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

"A LAPINHA DO CASEIRO - Conheça as diferentes personagens", é a nova rubrica, online, partilhada pelo Museu Etnográfico da Madeira, para dar a conhecer algumas peças da nova coleção que passou a...

Porcelana decorada a azul, vermelho-ferro e ouro. China, dinastia Qing, reinado Qianlong (1736-1795), c. 1790. Chávena e pires de chá em porcelana branca pintada a azul sob vidrado e esmalte...

Do núcleo de ourivesaria do Museu Quinta das Cruzes, fique a conhecer a peça Nautilus. A denominação Nautilus provém do latim e do grego que significa “marinheiro”. Este animal é...

Dragoeiro, Ilha da Madeira, 1842. Desenho a aguarela e lápis negro. Alt. 36,5 x Larg. 26,2. Da coleção do Museu Quinta das Cruzes. MQC 1084.63. ©Arquivo MQC  

"A LAPINHA DO CASEIRO - Conheça as diferentes personagens", é a nova rubrica, online, partilhada pelo Museu Etnográfico da Madeira, para dar a conhecer algumas peças da nova coleção que passou a...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Atividades Artesanais: Tecelagen Tradicional. O tear é um aparelho complexo, no qual se realiza o cruzamento dos fios que entram na confeção do...

"A LAPINHA DO CASEIRO - Conheça as diferentes personagens", é a nova rubrica, ONLINE, partilhada pelo Museu Etnográfico da Madeira, para dar a conhecer algumas peças da nova coleção que passou a...

Lourdes Castro, azulejo avulso, Portugal, 1990. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

Lourdes Castro, Portugal, 1998. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Alabastro, moldura de madeira dourada, Flandres, Malines, séc. XVI. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas. 

Porque que hoje se comemora o Dia de Reis, o Museu Quinta das Cruzes destaca um pormenor da pintura "Adoração dos Reis Magos", de finais do século XVI, que apresenta o Menino a segurar oferenda de...

O Museu Etnográfico da Madeira dá início à partilha de uma nova rubrica, online, para divulgação do seu acervo.Trata-se da rubrica "A LAPINHA DO CASEIRO - Conheça as diferentes personagens", que...

Menino Jesus.  Madeira policromada e dourada. Portugal, séc. 18. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Faiança. John Moyr Smith, Minton China Works. Inglaterra, ca. 1874. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Da coleção do Museu Quinta das Cruzes. Inglaterra, século XVIII. Madeira, entalhada, torneada, dourada e pintada. Alt. 173,8 x Larg. 90,4. MQC 2201. ©Arquivo MQC 2007. Museu Quinta das...

O conjunto de louça que surge na imagem foi concebido pela Fábrica de Loiça de Sacavém, fundada em 1850, em Lisboa. O termo “louça” ou “loiça” é uma designação geral para a manufatura de peças em...

Isabella Hurst de França (Londres, 1795 - Southampton,1880). Pintura a aguarela. Madeira, ca. 1853-1854. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Faiança (stoneware). Inglaterra, Staffordshire, séc. 19. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Grés. Alemanha, séc. 20. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Cerâmica siliciosa, moldagem. Irão, dinastia Qajar, ca. 1865-1885. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas      

Madeira policromada e dourada. Portugal, séc. 18. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Autor desconhecido (britânico?). Aguarela sobre papel. Portugal, Madeira, 1848. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Litografia. Andrew Picken (Londres, 1815-Londres, 1845) / litógrafo e desenhador. Day & Haghe, London, 1842. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Friedrich Goldscheider (Slabetz, 1845 - Nice, 1897). Mármore e bronze dourado. Áustria, Viena, ca.1897 - 1954. Créditos: Casa- Museu Frederico de Freitas

Faiança. Portugal, Fábrica de Cerâmica Constância / Faiança de Battistini, séc. 20. Créditos: Casa- Museu Frederico de Freitas    

Zuccarelli, Francesco (Pitigliano, 1702 - Florença, 1788). Desenho à pena a tinta sépia e aguada de tinta-da-china. Itália, século 18. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Litografia impressa a preto. William Samuel Pitt Springett (1818 - 1860) / Desenhador Thomas Picken (Britânico, ? - 1870) / litógrafo. W. S. Pitt Springett, London, ca. 1843. Créditos: Casa-Museu...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Unidades Domésticas - Cozinha. Quando a eletricidade ou o gás eram ainda hipóteses remotas, era comum, nas nossas cozinhas, o uso dos chamados...

O Museu Etnográfico da Madeira, associa-se à comemoração da Festa do Vinho 2021 (até o dia 24 de outubro), com a publicação de temas, relacionados com a atividade vitivinícola. Hoje divulga...

Faiança, estampilhagem. Portugal, séc. 19 e 20. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas 

O Museu Etnográfico da Madeira, associa-se à comemoração da Festa do Vinho 2021 (até o dia 24 de outubro), com a publicação de temas, relacionados com a atividade vitivinícola.Hoje divulga, uma peça...

Círculo de Giovanni Lanfranco (Parma, 1582 - Roma, 1647). Óleo sobre cobre. Itália, séc. 17 (dp. 1628). Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

O Museu Etnográfico da Madeira, associa-se à comemoração da Festa do Vinho 2021 (até dia 24 de outubro), com a publicação de temas, relacionados com a atividade vitivinícola. Hoje divulga, no...

Henry Bowser Wimbush (Middlesex, 1858 - Somerset,1943). Aguarela sobre papel. Portugal, Madeira, ca. 1899. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

O Museu Etnográfico da Madeira, associa-se à comemoração da Festa do Vinho 2021 (8 a 24 de outubro), com a publicação de temas, relacionados com a atividade vitivinícola. Hoje partilha uma peça...

O Museu Etnográfico da Madeira, associa-se à comemoração da Festa do Vinho 2021 (8 a 24 de outubro), com a publicação de temas, relacionados com a atividade vitivinícola.Partilhando uma peça...

O Museu Etnográfico da Madeira, associa-se à comemoração da Festa do Vinho 2021 (8 a 24 de outubro), com a publicação de temas, relacionados com a atividade vitivinícola. Hoje partilha uma peça...

O fabrico de pequenas figuras de barro constituiu uma atividade onde se revelaram alguns artistas, muitas vezes desconhecidos, que produziam peças para ornamentação dos tradicionais presépios...

O Museu Etnográfico da Madeira, associa-se à comemoração da Festa do Vinho, com a publicação de temas, relacionados com a atividade vitivinícola. Partilhando mais uma publicação sobre os...

O Museu Etnográfico da Madeira, associa-se à comemoração da Festa do Vinho 2021 (8 a 24 de outubro), com a publicação de temas, relacionados com a atividade vitivinícola. Partilhando uma peça...

As Coleções do Museu Etnográfico. Vitivinicultura. A cana vieira (“Arundo Donax” L.) é uma planta que se encontra disseminada por todo o arquipélago da Madeira e é de grande utilidade. Pertence à...

Autores desconhecidos. Água-tinta colorida a aguarela. R. Ackermann, Londres, 1821. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Andrew Picken (Londres, 1815-Londres, 1845) / litógrafo e desenhador.  Litografia. Londres, 1842. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Barro vidrado. Portugal, Madeira, séc. 19-20 (transição). Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Marfim. Europa, séc. 19. No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Grávida. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas 

Cerâmica siliciosa, moldagem. Irão, dinastia Qajar, ca. 1865-1885. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Aproveitando-se a energia hidráulica, construíram-se, na ilha da Madeira, inúmeros "moinhos de água". No compartimento onde trabalhava o...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Pastorícia e Agricultura. Era comum, na nossa Região, utilizarem-se fibras vegetais, para amarrar os molhos de lenha ou erva, transportados às...

Litografia, W. S. Pitt Springett (desenhador) T. Picken (litógrafo), Londres, ca. 1843. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. A medição dos cereais era feita com medidas de madeira: o "alqueire", o "meio alqueire", a "quarta", a "oitava" e a "maquia". Estas medidas...

Atribuído a Nicolau Ferreira (1731-ca. 1790). Óleo sobre tela, moldura de talha dourada. Portugal, Madeira, séc. XVIII (3º quartel). Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Aguarela, Andrew Picken, 1840. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

(frontispício do álbum RECOLLECTIONS OF MADEIRA). Recollections Of Madeira. Litografia, Thomas Picken (litógrafo), W. S. Pitt Springett (desenhador), ca. 1843. Créditos: Casa-Museu...

AUGUST., Francesco Bartolozzi (Florença, 1728 - Lisboa, 1815), gravura, século 18 (?). Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Faiança, moldagem. Fábrica Sant'Anna. Lisboa, Portugal, ca. 1940-1970. Conhece esta personagem de caneca na mão e casaco comprido de um belo tom de AZUL? É Toby Philpot o homem que bebia em...

Cerâmica siliciosa, moldada e pintada sob vidrado. Irão, dinastia Qajar, 1865-85. Se há uma cor que se associa à Pérsia, atual Irão, é precisamente o AZUL. Está relacionada com o cobalto,...

As coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Era comum, na nossa Região, utilizarem-se fibras vegetais, para amarrar os molhos de lenha ou erva, transportados às costas, utilizando-se para esse...

Litografia, litógrafo desconhecido, Johan Frederik Eckersberg.(desenhador), séc. XIX (ca. 1855). Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira.Transportes de pessoas. A “rede”era um meio, utilizado na ilha da Madeira, para o transporte de pessoas. Tradicionalmente era tecida de malha forte,...

Litografia impressa a preto e aguarelada. Andrew Picken, desenhador e litógrafo (Londres, 1815- Londres, 1845). Edição do autor, Londres, 1842. É o AZUL, intenso no mar, suave no céu e mais...

“São Pedro é um velhinho Homem de muito juízo. Foi a quem Deus entregou as chaves do Paraíso.”  São Pedro, pintura a óleo sobre cobre, Itália ou Espanha, século XVII. Esta...

Figurado de barro. José de Jesus Vasconcelos. Porto Santo. 1999. Coleção Museu Etnográfico da Madeira. A manufactura caseira de olaria foi uma atividade com longa tradição no Porto Santo....

Porcelana decorada a azul, vermelho-ferro e ouro. China, dinastia Qing, reinado Qianlong (1736-1795), c. 1790 Uma pausa para o chá? Numa chávena onde o AZUL impacta tanto quanto o ouro, só...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Atividades Extrativas. Pesca. Antigamente, quando pescavam em “campanha”, ou seja, quando ficavam no mar durante vários dias, as embarcações...

Cera, conchas, búzios, madeira, tecido, papel, espelho e vidro. Portugal, séc. 19.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Madeira policromada, dourada e marfim. Século 18 d.C. Índia Portuguesa. Não se encontra identificada a invocação desta imagem da Virgem com o Menino, resgatando uma alminha do purgatório,...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Artefactos em Cana Vieira.Porque a necessidade aguça o engenho, os agricultores sempre souberam criar os seus próprios utensílios, utilizando como...

Porcelana branca pintada a azul-cobalto sob vidrado. China, dinastia Qing, reinado Kangxi, 1662-1722. Elegantes, delicadas, de matéria imaculada e AZUL deslumbrante, estas peças seriam o...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Comércio tradicional. A máquina registadora é, no caso deste antigo modelo da marca "National", pertencente ao acervo do museu, um dispositivo...

Francisco Maya (Lisboa, 1915-Madeira/Porto Santo, 1993). Óleo sobre platex. Portugal, Madeira, 1953-1978. Haverá azul mais belo que o do oceano sob um céu ensolarado? Dificilmente algum tom...

Guache e carvão sobre papel kraft. Rafaello Busoni (Berlim, 1900 – Nova Iorque, 1962). Portugal, Madeira, 1935. Quando o acessório faz a diferença produz o efeito deste lenço azul,...

Faiança. John Moyr Smith (1839-1912). Minton China Works, Inglaterra, ca. 1876. Quem diria que esta personagem da Grécia antiga destacada sobre um cativante fundo azul, representava um...

Faiança, decoração estampada “Northern Scenery” John Meir & Son, Inglaterra, 1838-1897. Que tal velejar pelos lagos da Escócia ao jantar? Para tal basta divagar através das cenas...

Autor desconhecido. Desenho à pena e aguarela sobre papel. Portugal, Madeira, ca. 1800-1830. Desenhe para mais tarde recordar! É este o princípio que sustenta grande parte dos álbuns de...

1675‑1725. Escola italiana (?). Óleo sobre tela. Proveniente do Mosteiro de São Vicente de Fora, Lisboa. Inv. 10/A. A solenidade do Corpus Christi celebra em festa a Ressurreição de...

Segundo têmpera de Martins Barata. 1947 | Litografia | Museu de Lisboa MC.GRA.1842. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Impressão sobre seda. Ca. 1775-1800.  O que cativa mesmo o olhar, nesta perspetiva da baía do Funchal, é o tom de AZUL ameno, delicadamente aplicado na seda para evidenciar o céu e o mar....

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Antigamente, certos objetos que faziam parte do material de apoio, eram presença obrigatória nas salas de aula.Era o caso do globo, utilizado no...

Charles Francis Annesley Voysey (Yorkshire,1857-Winchester, 1941). Pó de pedra e esmaltes/ calibragem. Inglaterra, Pilkington's Tile & Pottery Co. Ltd., ca. 1900. Quão profundo pode ser...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. O mobiliário do quarto de dormir das casas humildes era muito simples e as matérias-primas utilizadas no seu fabrico eram as que se podiam obter na...

Manuel Cipriano Gomes “O Mafra”. (Mafra,1831 – Caldas da Rainha,1905). Faiança. Portugal, Caldas da Rainha, 1870-1897. Quem deixou entrar este lagarto VERDE! O facto é que ele entrou mesmo...

Barro policromado, cartão e madeira. Portugal, Madeira, século 19. Nem só de rezas vivia o convento. O Convento de Santa Clara, a mais antiga casa religiosa feminina da Madeira, sempre...

Litografia impressa a preto, colorida a aguarela. Johan Christian Thornam, desenhador (dinamarquês, 1822-1908) Johann Adolphe Kittendorff, litógrafo (dinamarquês, 1820-1902) Copenhaga, 1852....

Porcelana branca decorada com esmaltes. verde, preto e dourado. China, Dinastia Qing, Qianlong (1736 – 1795). Para a mesa! É o que nos apetece dizer perante este convidativo prato de porcelana....

Barro vidrado, aresta. Sevilha, Espanha, séc. 16. Quem não se perde de amores neste labirinto de laçarias que se entrecruzam separando as cores? Os padrões geométricos são dos temas...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. José Camacho confeciona instrumentos musicais, essencialmente de percussão, em cana vieira, madeira e outras matérias-primas, mantendo a tradição, de...

Faiança. França, Sarreguemines, 1908. Quanto custa levantar uma pera AMARELA? Será que o amarelo apetecível da pera madura tem um valor acrescido? O melhor é perguntar ao fininho que há anos...

Barro vidrado. Rosa Ramalho (Galegos, 1888- Galegos,1977). Barcelos, Portugal, séc. 20. De aspeto inesperado e da cor do trigo maduro, AMARELO quente e luminoso, esta caneca antropomórfica é...

Jane Wallas Penfold, desenhadora (Madeira, 1821- Bath, 1884) Robert Ewan Bowler, litógrafo (1794-1874) Litografia impressa a preto, colorida a aguarela Reeve Brothers, Londres, 1845 A cor...

Madeira policromada e dourada. Portugal, século 17. São Pedro, esculpido em madeira policromada e dourada, é representado de pé e em posição frontal. Veste túnica comprida, com gola e cinto...

Círculo de Domenico Zampieri, Il Domenichino (Bolonha, 1581-Nápoles, 1641). Óleo sobre cobre. Itália, séc. 17 (dp. 1614). Pintura que representa um anjo que protege a criança do demónio,...

Majólica. Oficina Den Salm, Antuérpia. Bélgica, 1558. Azulejo policromo nas cores amarelo limão, amarelo ocre, laranja, azul-cobalto, azul claro, verde, manganês e branco. Apresenta fundo...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Contentores de líquidos. "Lagenaria vulgaris" é uma planta da família das "Cucurbitáceas" muito cultivada pelo fruto em forma de pera, a...

Faiança, relevo. Rafael Bordalo Pinheiro. Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, Portugal, 1900-1905. Padrão de azulejos "gafanhoto e espiga" da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro. Este...

Faiança. Portugal, séc. 17 (2ª metade). O QUE É O AZULEJO? Azulejo é barro, é vidrado, é quadrado. É terra, é fogo, é lógica. É um revestimento que conserva e embeleza. Por vezes é discreto...

Faiança. Lisboa, Portugal, séc. 18. Os primeiros azulejos de figura avulsa portugueses são policromos com contornos a manganés e datam do 3º quartel do século 17. Inspirados no modelo...

Faiança. Portugal, séc. 17-18 (transição). “Alminhas". No cristianismo primitivo só havia Céu e Inferno, a ideia do Purgatório só surgiu na Idade Média, o purgatório foi proclamado no...

A Casa-Museu Frederico de Freitas interrompe o seu projeto online “Cores que fazem sentido” para destacar os azulejos durante esta semana em que se celebra, no próximo dia 6 de maio, o Dia Nacional...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. (Inscrição: "Original Odhner, Gotemburgo sverige"). As máquinas calculadoras, utilizadas para efetuar cálculos matemáticos, tal como as...

Roberto Cunha (Calheta,1901 - Funchal, 1966). Barro. Portugal, Madeira, 1948. Peça de barro cozido (terracota) que retrata um casal de camponeses, idosos, nos seus afazeres...

Cobre e latão. Alemanha, WMF (Württembergische Metallwarenfabrik AG), ca. 1914. Jarro Arte Nova em cobre, de corpo hexagonal, mais largo na parte inferior e tampa do mesmo formato, com pega...

Porcelana “bone china”, decoração estampada e dourado. Copeland, Inglaterra, 1875-1890. Serviço de café com decoração estampada, a cor-de-laranja sobre branco e orla dourada. O conjunto é...

Marfim, madeira, laca e madrepérola. Japão, 1862-1912. O requinte desta pequena escultura da criança que corre atrás do arco, reside no trabalho muito cuidado de cada uma das suas partes,...

Autores desconhecidos. Londres, R. Ackermann (editor) 1821. Água-tinta. Gravura que retrata um episódio do quotidiano regional, em jeito de caricatura ingénua, mais divertida que mordaz. A...

Faiança. Holanda, ca. 1610-1630. Azulejo de figura avulsa policromo pintado nas cores azul, verde e laranja sobre branco. Apresenta ao centro uma estilização de um vaso florido (albarrada) e...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Atividades Recoletoras. A caça, atividade que existe no arquipélago desde os tempos da colonização, foi introduzida no tempo dos donatários, e...

De António Aragão. Desenho à pena, aguarelado sobre cartão. Madeira, 1965. O Bailinho da Madeira faz parte da memória de todos os madeirenses, mas também do património musical e imaterial...

Metal patinado, vidro e mármore. França (?), 1920-1930. Candeeiro de mesa Art Deco, de linhas geométricas em cuja base, de mármore, assentam as luminárias de vidro opaco, um globo de cor...

Barro vidrado a vermelho. W. Schiller & Sohn, Boémia, ca. 1860-1890. "Hunting jug" é um jarro cuja decoração é baseada no tema da caça. A caça é um tema antigo na pintura, na escultura e...

Fio de lã e algodão. Grã-Bretanha, Paisley, 1850-70. Do Álbum "Cores que fazem Sentido" da Casa-Museu Frederico de Freitas. Grande xaile retangular cuja decoração segue um esquema...

Madeira policromada e dourada, Portugal, século 18.  Escultura que representa uma figura religiosa feminina, presumivelmente Santa Ana. Santa Ana, mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus, era...

Representação do Calvário com Jesus crucificado sob a inscrição INRI (Jesus o nazareno Rei dos Judeus), ao centro e ladeado pelos ladrões, o bom e o mau, suspensos pelos antebraços nas respetivas...

A Natureza, desde sempre, inspirou o ser humano nas mais diversas manifestações e criações artísticas. Presente na decoração de muitos objetos que compõe o espólio do Museu Quinta das Cruzes,...

As coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Atividades Recoletoras. Os recursos naturais, principalmente agrícolas, e o seu natural aproveitamento, condicionaram a cultura material no meio rural,...

Em comemoração do Dia Mundial da Arte, o Museu Quinta das Cruzes destaca um pormenor de uma garrafeira de criação regional e que se integra numa produção artesanal de peças de embutidos...

Festas e Romarias da Madeira. No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Madeira e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em 2019, do livro “Festas e Romarias da...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Telecomunicações. Quem se lembra dos antigos telefones, nos quais se “discavam" os números, para estabelecer uma ligação?O aparecimento do telefone,...

Festas e Romarias da Madeira. No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Madeira e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em 2019, do livro “Festas e Romarias da...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Comércio tradicional: Material de escritório. O papel mata-borrão é um tipo de papel muito absorvente. Existem registos do uso de papel...

Neste Domingo de Páscoa, o Museu Quinta das Cruzes destaca a cena central do Porta-Paz, que apresenta Cristo Ressuscitado, verdadeiro significado da Páscoa Cristã. Este Porta-Paz é uma das...

Representação de Nossa Senhora da Piedade esculpida em vulto pleno. Maria encontra-se sentada sobre uma rocha com seu Filho, morto, ao colo. O corpo de Cristo apresenta-se quase de frente e...

Placa retangular, esculpida em baixo-relevo, com a representação da cena bíblica do Novo Testamento, a Descida da Cruz. Num registo superior, ao centro da composição, José de Arimateia e Nicodemos...

Representação de um ritual profano relacionado com as festividades pascais. Montados em burros dois bonecos ou espantalhos, com máscaras, de javali e de homem, rematadas por rabicho, são perseguidos...

Nesta Sexta-Feira Santa, o Museu Quinta das Cruzes destaca o pormenor da pintura que se encontra no altar da Capela de Nossa Senhora da Piedade localizada nos jardins do Museu Quinta das...

Porque estamos na Semana Santa, perto da celebração da Páscoa, o Museu Quinta das Cruzes destaca, nos próximos dias, pormenores de peças relacionados com esta celebração cristã. No dia de hoje...

Pintura a óleo sobre cobre. Autor desconhecido, século 16. Antuérpia. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Festas e Romarias da Madeira. O Espaço e a Festa.  Museu Etnográfico da Madeira. Uma das caraterísticas das festas populares é a forma como a população “apropria-se” do espaço à volta do...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Material Escolar  A palmatória é uma pequena peça circular de madeira, com cinco orifícios em cruz e, por esse motivo, também denominada...

Porque hoje se comemora o Dia do Livro Português, o Museu Quinta das Cruzes destaca um pormenor do Livro "A Filha de Tristão das Damas", romance histórico madeirense, da autoria de João dos Reis...

Porque hoje se comemora o Dia Mundial da Tuberculose, o Museu Quinta das Cruzes destaca um pormenor de um desenho do século XIX da autoria de Emily Geneviève Smith e que retrata uma cena quotidiana...

Festas e Romarias da Madeira. No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etmográfico da Madeira e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em 2019, do livro “Festas e Romarias da...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Estes elementos figurativos, colocados nos extremos dos beirais e nas cumeeiras, eram popularmente conhecidos como “remates de telhado” e representam um...

Pormenor com a representação de São José e o Menino Jesus. Ambos seguram, na sua mão direita, uma maçã que apresenta a inscrição "HG" (Hendrick Goltzius).O pormenor apresentado faz parte da peça...

Litografia, autores desconhecidos, 1821. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira - Atividades Recoletoras. A caça é uma atividade que existe no arquipélago desde os tempos da colonização. A "arte de montar", ocupação de nobres e...

Este idiofone especial de percussão direta é um instrumento lúdico e é conhecido na Madeira por “grilhinho” ou “gri-gri”. O "grilhinho" em cana vieira, de pequena dimensão, é um instrumento de...

Faiança, calibragem. Lewis Foreman Day, Pilkington's Tile & Pottery. Inglaterra, ca. 1901.Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Festas e Romarias da Madeira. As romarias realizam-se, usualmente, aos fins-de-semana e constituem um período de descanso, uma pausa no trabalho quotidiano.São organizadas pelos “festeiros”,...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Sendo a ilha da Madeira muito rica em recursos naturais, o homem recorreu, desde o início da sua ocupação, à utilização de algumas matérias-primas,...

Litografia, W. H. Walton (litógrafo), Frank Dillon (desenhador), 1850. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. O tradicional carteiro, cuja função era a distribuição da chamada "correspondência", era, sem dúvida, uma figura muito importante, noutros tempos, em que...

Marfim, bronze e mármore.  Europa, ca. 1920. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.    

Madeira, latão e metal cromado. Áustria, Oficina Hagenauer, ca.1935. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

Pierre Le Faguays (francês, 1892-1935).  Bronze e madeira.  França, ca. 1930. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

Pormenor de um jarro produzido em 1780 por Hester Bateman que evidencia a variedade, a criatividade e a qualidade técnica do fabrico de prata inglesa, durante o século XVIII. Hester Bateman...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Instrumentos Musicais.A tradição de tocar o pife restringe-se atualmente ao Sítio da Primeira Lombada, freguesia da Ponta Delgada, concelho de São...

A Paisagem nas coleções da Casa-Museu Frederico de Freitas.  Aguarela. A. I. W. .Séc. XIX/ XX. 

Porque hoje se comemora o Dia Internacional da Vida Selvagem, o Museu Quinta das Cruzes, destaca um pormenor do Frontal de Altar do último quartel do século XVII que apresenta, nos seus elementos...

Festas e Romarias da Madeira: O Espaço e a Festa. No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Madeira e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em 2019, do...

Litografia, William Westal (litógrafo), Rev. James Bulwer (desenhador), 1827.  Créditos: Casa - Museu Frederico de Freitas.      

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Porque a necessidade aguça o engenho, os agricultores sempre souberam criar os seus próprios utensílios, utilizando os recursos naturais...

Festas e Romarias da Madeira. Artefactos religiosos ou profanos. No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Madeira e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em...

Litografia, litógrafo desconhecido, Johan Frederik Eckersberg (desenhador), séc. XIX (ca. 1855).  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.  

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Desde sempre o homem soube aproveitar sabiamente os meios que a natureza colocava ao seu dispor. O artesanato em palmito (folhas de palmeira), é um...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. A produção de gaiolas e armadilhas para pássaros possui uma longa tradição na nossa Região. Eram confecionadas com ferramentas muito simples, muitas...

Panorâmica da baía do Funchal tomada a bordo da embarcação “Brilliant”. Aguarela, autor desconhecido, 1849. Créditos: Casa- Museu Frederico de Freitas.  

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Festividades Cíclicas: Carnaval.  Esta máscara, em pasta de papel, uma das matérias-primas muito utilizadas, na confeção destes artefactos de...

|Pormenores no MQC… | Porque hoje se comemora o Dia Mundial do Doente, destacamos um pormenor do retrato do Dr. António Alves da Silva (1822-1854) que, em 1850, substitui o falecido Dr. Luís...

Pintura de uma oficina europeia, provavelmente francesa ou inglesa da primeira metade do século XIX, representando o porto do Funchal e um dos seus ilhéus, com o recorte da pequena fortaleza de São...

Aguarela, autor desconhecido, séc. XIX.  Do Álbum: A Paisagem nas Coleções da Casa. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.    

Festas e Romarias da Madeira. No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Madeira e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em 2019, do livro “Festas e Romarias da...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. O sarilho é o instrumento utilizado na tecelagem tradicional, para colocar o fio em meadas. Confecionado com cana vieira, é formado por uma haste,...

A partir do chamado «Caminho Novo», que atravessava a ponte do Ribeiro Seco e, na época, apenas atingia metade do percurso previsto de ligação à vila de Câmara de Lobos. Créditos: Casa - Museu...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Do Mestre João José Nóbrega Fernandes. Possuindo a ilha um denso arvoredo, desde o início da colonização que o povo recorreu a esta...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira.Tecelagem Tradicional. Os fusos utilizados na tecelagem são, na sua maior parte, constituídos por uma haste de madeira, fixa na parte inferior por um...

Gravura a buril, Storer (gravador), Frederick Calvert (desenhador atribuído), 1820. Créditos: Casa Museu Frederico de Freitas

De Carlos Jorge Pereira Rodrigues. Construtor de Cordofones. Funchal, Madeira 1996. Col. Museu Etnográfico da Madeira. Instrumento musical de mão, de caixa em forma de oito, com cinco...

Pratos de um serviço, sendo um raso e outro fundo, de bordo redondo e aba ligeiramente abaulada, com cercadura de linha contínua mais grossa e outra muito fina a ouro. A aba é separada do fundo por...

No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Madeira, e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em 2019, do livro “Festas e Romarias da Madeira” (o Nº 3 da nossa coleção...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Unidades Domésticas. O fole era um utensílio muito utilizado nas cozinhas, com o qual se soprava ar na lareira, para atiçar as brasas ou...

Projeto mensal para divulgação de diferentes temas do nosso património cultural material e imaterial. Este mês: "Património Industrial - Poço da neve". Coordenação: Lídia Góes Ferreira. Texto e...

Unidades Domésticas: Quarto de Dormir. O “oratório” (do latim "oratorium") é um nicho ou armário, com imagens religiosas, que foram benzidas pela autoridade religiosa e destina-se à devoção...

Esta pintura "Baía do Funchal vista de Santa Catarina " e "O Piquenique" devem ter sido uma encomenda da família Carvalhal, ao pintor Tomás da Anunciação, aquando da sua presença na ilha, no ano de...

No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Madeira e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em 2019, do livro “Festas e Romarias da Madeira” (o Nº3 da nossa coleção...

Rio-Frio, Madeira. Litografia, Johann Adolphe Kittendorff (litógrafo), Johan Christian Thornam (desenhador), séc. XIX.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. O fabrico de manteiga artesanal, na nossa ilha, é muito antigo, datando, provavelmente da época da colonização. Produzida por processos rudimentares,...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. A embalagem tem a sua origem nos primórdios da civilização e surge da necessidade, do ser humano, de encontrar formas de guardar, conservar e...

|Pormenore no MQC…No âmbito do Dia Mundial da Escrita à Mão, destaca-se um pormenor da Carta Régia assinada pela Rainha D. Maria II em que nomeia o Doutor António Alves da Silva para o lugar de...

Litografia, Andrew Picken (desenhador e litógrafo), Londres, 1842.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.  

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Para a produção de utensílios domésticos, instrumentos de trabalho e alfaias agrícolas, o povo sempre recorreu ao seu engenho e criatividade e aos...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Em todas as culturas existiram, ao longo dos séculos, diferentes tipos de mealheiros, recorrendo-se aos mais variados materiais para a sua...

No desenho de Emily Geneviève Smith, "Boats on the Beach", vemos representada uma cena do quotidiano madeirense, com o embarque de carga junto à praia do Funchal. Em primeiro plano,...

Litografia, litógrafo desconhecido, Johan Frederik Eckersberg (desenhador), séc. XIX (ca. 1855).  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.  

Artefactos profanos e religiosos. Festas e Romarias da Madeira. No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Madeira e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em...

Jardim da Serra.  Litografia, Villeneuve (litógrafo), Rev. James Bulwer (desenhador), 1827.  Crédito: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Alfredo Keil (Lisboa, 1850 - Hamburgo,1907).  Óleo sobre tela Portugal, séc. 19.  Créditos: Casa- Museu Frederico de Freitas    

As Coleções do Museu. Sistemas de iluminação. Antes do domínio do fogo, obtido pela percussão e pelo atrito, o homem dependia totalmente da luz natural para poder realizar as suas tarefas...

As Coleções do Museu. Para a produção de utensílios domésticos, instrumentos de trabalho e alfaias agrícolas, o povo sempre recorreu ao seu engenho e criatividade e aos recursos naturais,...

As Coleçõs do Museu. Os brinquedos tradicionais, construídos pelas crianças, com os materiais disponíveis e muita criatividade, fazem parte da nossa tradição cultural. Com o abandono...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira.  O dia 15 de janeiro, para além de ser designado como Dia de Santo Amaro, é também conhecido como o “dia de varrer os armários”, tradição secular...

Figura de presépio que representa o episódio da Adoração dos Reis Magos. Créditos: Museu Quinta das Cruzes. Reis Magos | Oficina Portuguesa | Século XVIII | Escultura em barro cozido,...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Figurado de Barro. No arquipélago da Madeira existiram várias olarias, localizadas em diferentes concelhos, tendo a “Antiga Olaria do Lazareto” sido a...

A nova publicação do Museu Etnográfico da Madeira, o nº4, da coleção CADERNOS DE CAMPO, “Lapinhas d’A Festa”, lançado a 18 de dezembro de 2020. Na Madeira, os festejos do Natal são vividos de uma...

Porcelana (biscuit).  Leopoldo de Almeida (1898-1975).  Vista Alegre. Portugal, séc. 20.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.        

Cera, conchas, búzios, madeira, tecido, papel, espelho e vidro. Portugal, séc. 19.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas    

Autor desconhecido.  Marfim.  Europa, séc. 19.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas      

As coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Coleções em reserva. A lã de ovelha era utilizada pelo povo madeirense, na confeção de um tipo de barretes tradicionais, os chamados “barretes de vilão”...

Coleções do Museu Etnográfico da Madeira.  Unidades domésticas. Quarto de dormir.  Estes aquecedores, com braseira em cobre e pega de madeira, eram usados nas casas mais abastadas, para...

Desenhador desconhecido. J. Gellatly (litógrafo). Edimburgo, Escócia, séc. 19 (meados). Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Autores desconhecidos.  Água-tinta colorida a aguarela.  R. Ackermann, Londres, 1821.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Henry Bowser Wimbush (Middlesex, 1858 - Somerset,1943).  Aguarela sobre papel.  Portugal, Madeira, ca. 1899.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

Destaca-se um pormenor da escultura identificada como de São Martinho de Tours, que se apresenta com mitra alta triangular, hábito de bispo a azul e manto vermelho. Créditos: Museu Quinta das...

Francesco Zuccarelli (1702-1788) Escola italiana, séc. XVIII. Desenho à pena a tinta sépia e aguada de tinta-da-china.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.  

Porcelana “bone china”, decoração estampada “paisagem oriental”. Copeland, Inglaterra, 1875-1890. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas 

Existiram inúmeros tanoeiros na cidade do Funchal, a trabalhar por conta própria nas suas “tendas” (oficinas) ou a prestar serviço nas casas vinícolas. A presença destes profissionais na nossa...

Josiah Wedgwood and Sons.  Etruria, Inglaterra, 1877-1878.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas 

Cerâmica siliciosa, moldagem.  Irão, dinastia Qajar, séc. 19. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Blacz. Marfim, bronze patinado e mármore. Áustria, Fundição Schumacher, ca. 1925. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Litografia de autor desconhecido sobre desenho de Emily Geneviève Smith (Paris, 1817-Londres,1877).  Inglaterra, Londres, 1844.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas 

Transportando animais para o mercado. Autor desconhecido (britânico?). Aguarela sobre papel. Portugal, Madeira, 1848.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Cerâmica siliciosa, corda-seca.  Ispaão?, Pérsia, dinastia Safávida, séc. 17.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas 

Faiança “creamware”, decoração estampada “peónias”.   Wedgwood. Inglaterra, 1909  Credits: Casa-Museu Frederico de Freitas     

Latão, vidro e mármore. Inglaterra (?), ca. 1860. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

The Country Residence of Henry Veitch Esqr. H. B. M. Agent & Consul General.Madeira Litografia Lieut. Hornbrook (desenhador), T. M. Baynes (litógrafo), Londres, séc....

Porcelana pintada a azul-cobalto sob vidrado.  China, dinastia Ming, reinado Jiajing, 1522-1566.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Círculo de Giovanni Lanfranco  (Parma, 1582 - Roma, 1647)  Óleo sobre cobre  Itália, séc. 17 (dp. 1628)  Créditos: Casa Museu Frederico de Freitas    

F.E. Bigge (britânico?).  Aguarela sobre papel.  Portugal, Madeira, 1854.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Autor desconhecido (britânico?). Desenho à pena e aguarela sobre papel. Portugal, Madeira, séc. 19 (1º quartel).  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

Barro e esmaltes, relevo.  Lisboa, Fábrica Viúva Lamego, séc. 20.    Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas      

|Pormenores no MQC… | Pormenor do “Orquestrofone”, instrumento musical mecânico exposto nos jardins do Museu Quinta das Cruzes, comprado pelo 1º visconde de Cacongo, João José Rodrigues...

Após a debulha do grão, efetuada na eira, seguia-se a limpeza do grão. Após o aparecimento da máquina de debulhar (“máquina americana” ou “ferro”)esta operação foi mecanizada, passando a...

Planos de algumas esculturas e maquetes. Créditos: Quinta Magnólia - Centro Cultural.        

As Coleções do Museu. Atividades Produtivas.Vitivinicultura. O almude (também conhecido por cântaro) é uma unidade de medida de capacidade para líquidos, especialmente para vinho. Deriva do árabe...

Exposição individual do Escultor Ricardo Veloza. Desenhos. Créditos: Quinta Magnólia - Centro Cultural   "       

Livro de 1903-1904 pertenceu a D. Gabriela Helena da Câmara Leme Escórcio Gouveia de Bettencourt e mais tarde passou para o seu filho, Carlos Cristóvão integrando a coleção do escritor. Créditos:...

Unidades Domésticas. Cozinha.  O pão era amassado à mão e cozido em forno de lenha, na unidade doméstica, sendo consumido pela família durante vários dias. Em quase todas as casas das zonas...

Atribuído a Nicolau Ferreira (1731- ca-1790). Óleo sobre tela, moldura de talha dourada. Portugal, Madeira, séc. XVIII (3º quartel).   Créditos:Casa-Museu Frederico de...

Antigamente, o "pão de casa” era amassado e cozido nas unidades domésticas, costume que ainda se mantém, em algumas casas das zonas rurais. Na confeção tradicional deste tipo de pão, cuja base era a...

Fogão tradicional a lenha de finais do século XIX, para ver no Solar de São Cristóvão, em Machico.  Créditos: Solar de São Cristóvão.   

Painel de azulejos Faiança Holanda, séc. 18 (?)  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Artista com um percurso único na arte portuguesa, Lourdes Castro desenvolveu ao longo da sua carreira artística uma obra ligada às sombras e ao contorno, à ausência e à presença, convocando a...

Os CTT apresentaram uma emissão filatélica, dedicada ao Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente’s. Esta coleção é composta por três selos (envio nacional, europa e resto do mundo), com uma...

Do século XIX, em madeira de mogno e liga de cobre. Possui pés de agulha com torneados e caneluras. Peça em exposição no quarto de dormir do Solar de São Cristovão. Créditos: Solar de São...

“Em viagem comentada” | Tiago Casanova - “Status” | Rita Rodrigues. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Turismo e...

“Em viagem comentada” | Hélder Folgado - “Observatório” | Márcia de Sousa e António Barros. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria...

“Em viagem comentada” | Desidério Sargo - “(in)confidências” | Duarte Encarnação. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de...

“Em viagem comentada” | Daniel Melim - “Meditação: a mulher de madeira” | Teresa Jardim. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria...

“Em viagem comentada” | Bruno Côrte - “Dentro da Paisagem” | Carlos Valente. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Turismo...

“Em viagem comentada” | Susana Figueira - “Risus Paschalis” | Rita Rodrigues. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de...

“Em viagem comentada” | Sílvio Cró - “Magnólia” | António Rodrigues. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Turismo e...

“Em viagem comentada” | Martinho Mendes - “Procedimento de Controlo” | Idalina Sardinha. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria...

Património Cultural Imaterial. Oferendas a São Pedro, na Ribeira Brava. Nas festas religiosas, é costume as bandas de música partirem, em direção aos vários sítios, para acompanhar o cortejo, no...

“Em viagem comentada” | Carla Cabral - "Tenho uma Criança que diz ser um dia das suas férias de verão junto à praia com um mar bonito…" "Tenho um Adulto que diz ser um caminho cheio de...

“Em viagem comentada” | Nuno Henrique - “Fruto”, da série “Os Trabalhos do Paraíso” | Vítor Magalhães. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da...

“Em viagem comentada” | Cristiana Sousa - “Fictional walk” | Filipa Venâncio. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de...

“Em viagem comentada” | Ricardo Barbeito - “Furry Tales” | Márcia de Sousa. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Turismo...

“Em viagem comentada” | Bárbara Sousa - “Bruma” | Patrícia Sumares. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Turismo e...

“Em viagem comentada” | Miguel Ângelo Martins - “Querido Amarelo” | Rita Rodrigues. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de...

São Pedro é geralmente representado de traços vincados, de cabelo frisado ou parcialmente calvo, barba curta, vestindo túnica azul e manto amarelo. A cor amarela alude ao ouro e confirma a sua...

Peça muito utilizada nas casas mais abastadas, desde tempos recuados para aquecimento dos lençóis das camas. Este aquecedor, com braseira em cobre e pega de madeira, abre-se ao meio, através de uma...

A manufactura caseira de olaria foi uma atividade com longa tradição no Porto Santo. Já no século XVI fabricavam-se telhas e louças naquela ilha. Entre os oleiros portosantenses existe também, há...

Procissão. Aguarela, autor desconhecido, séc. XIX. Créditos: Casa-Museu de Frederico de Freitas.

Madeira policromada e dourada. Portugal, século XIX.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Coleção de Estampas e Aguarelas. Aguarela, A. Ludlow, 1851. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.    

Panorâmica da Cidade do Funchal e Costa Sul da Ilha da Madeira, da Ponta da Cruz ao Garajau, tomada a partir de barcos fundeados ao largo da baía do Funchal. Impressão sobre seda, último...

Coleção de Estampas e Aguarelas. Litografia, Thomas Picken (litógrafo), W. S. Pitt Springett (desenhador), ca. 1843. Créditos: Casa Museu Frederico de Freitas

Séc. XVII. Óleo sobre tela. Créditos: Solar de São Cristovão.  

Coleção de Estampas e Aguarelas. Litografia, Villeneuve (litógrafo), Rev. James Bulwer (desenhador), 1827.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

“Em viagem comentada" | Mariana Marote - "Insula" | Paulo Ladeira. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria...

“Em viagem comentada” | Sérgio Benedito - “Paisagem absoluta” | Teresa Gonçalves Lobo. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo...

“Em viagem comentada” | Hugo Brazão - “o’ Mice an’ men” | Francisco Clode. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo...

“Em viagem comentada” | Pedro Berenguer - “Entre o lugar onde habita o silêncio e a véspera de nunca partir” | Martinha Emonts. Série “em...

‪“Em viagem comentada” | Carolina Vieira - “On places and non-places” | Emanuel Gaspar‬. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da...

Setembro é, por excelência, o mês das vindimas, o momento mais importante da faina vitivinícola. Desde o final do mês de agosto até início do mês de outubro, o meio rural anima-se com a agitação...

Que apresenta, no fundo panorâmico, vista do rio Mandovi onde se pode ver, junto às margens, imagens da arquitetura portuguesa de Goa. Créditos: Museu Quinta das...

As operações de tratamento do linho, desde que é colhido até ser tecido no tear, são designadas popularmente por tormentos do linho, devido às inúmeras e árduas tarefas que são necessárias...

O grés, cuja aparência se assemelha a pedra polida, é um material feito a partir de argila de grão fino, plástica, sedimentária e refratária, que suporta altas temperaturas, pelo que constituía um...

O “moinho de mão”, ou “mó”, foi um instrumento de trituração do grão muito usado em todo o arquipélago e a sua utilização estende-se a todos os cereais. Consiste em duas pedras redondas, em...

Pormenor: Largo da Fonte, Monte. Desenho a grafite com apontamentos a aguarela. Andrew Picken (1815-1845), Madeira, 1840.  Créditos: Casa-Museu Federico de Freitas.

Ao contrário dos outros cereais, só a partir do século XIX é que o milho começou a desempenhar um papel de relevo na paisagem agrária do arquipélago. Difundido em larga escala no norte, favorecido...

As mercearias ou "vendas", como são popularmente designadas, estão a desaparecer. Contudo, aqui ou ali, ainda se encontram alguns estabelecimentos que mantêm o antigo mobiliário, algum equipamento e...

As rocas com apitos, com a aplicação de corais, figuravam entre os objetos e brinquedos que, preferencialmente, eram oferecidos às crianças no dia do batizado,...

Coleção de Estampas e Aguarelas. Litografia, litógrafo desconhecido, Johan Frederik. Eckersberg (desenhador), séc. XIX (ca. 1850).  Créditos: Casa-Museu...

Nas casas menos abastadas era comum existir apenas dois quartos de dormir, de áreas reduzidas, separados por um “tabique”. Enquanto as crianças eram pequenas, dormiam num berço, no quarto dos pais....

Existiram inúmeros tanoeiros na cidade do Funchal, a trabalhar por conta própria nas suas “tendas” (oficinas) ou a prestar serviço nas casas vinícolas. A presença destes profissionais na nossa...

A “debulha” é o processo de extração do grão, que consiste em separar as espigas e desalojar o grão das mesmas. O "maço" ou "malho" era o instrumento, de uso doméstico, utilizado pelas mulheres para...

As crianças usavam, na escola primária, estes pequenos quadros pretos, designados popularmente por "lousas" ou "ardósias", pois consistiam em lamelas de ardósia, uma rocha silicoargilosa. Eram...

“Côcho” é uma designação popular atribuída ao almofariz de madeira, usado, a nível doméstico, para triturar o grão. Esta operação consiste no “pilamento” do grão, através de uma ação direta de...

Esta pintura tem como tema central, o navio “Dunira”, pertencente à Companhia das Índias Orientais Inglesas, em passagem pela baía do Funchal, provavelmente a caminho da Índia, em 1830, data que...

Na eira, após a “debulha” (processo que consiste em desalojar o grão da espiga), procede-se à limpeza do gão. Nesta operação são utilizados vários utensílios: o “forcado” ou a “forquilha”, a “pá de...

O carro de bois madeirense terá influência do modelo do carro de bois do nordeste português e da tradicional corsa madeirense, um veículo de arrasto utilizado para o transporte de...

As operações de tratamento do linho, desde que é colhido até ser tecido no tear, são designadas popularmente por “tormentos do linho”. Esta designação está plenamente justificada se atendermos às...

Martha da Cunha Telles nasceu no Funchal em 1930, no seio de uma família tradicional, filha de Alexandre da Cunha Telles, advogado, e de Anne Kristine Stephanie Wera Beranger Cohen, dinamarquesa,...

Na rúbrica "um dia uma obra", algumas notas sobre a artista Ção Pestana. Assunção Pestana nasceu no Funchal, em 1953. Artista visual e professora...

O almude (também conhecido por cântaro) é uma unidade de medida de capacidade para líquidos, especialmente para vinho. Deriva do árabe “al-mudd” e aparece na documentação portuguesa desde a primeira...

A designação de “trabalhadores servis” era atribuída ao conjunto de pessoas que viviam na dependência económica das classes privilegiadas, em regime de prestação de serviços, quotidianos ou...

O pião é um jogo popular infantil, que esteve muito em uso até o século passado. Este artefacto de madeira possui uma ponta metálica e é envolvido com um “baraço” ou “guita” (cordel ou...

A debulha dos cereais é o processo de extração do grão, que consiste em separar as espigas e desalojar o grão das mesmas.No nosso arquipélago utilizavam-se diferentes técnicas e, consequentemente,...

Antigamente não existiam lavatórios com água corrente para a lavagem das mãos e rosto, sendo a higiene íntima feita no quarto de dormir, com jarros e bacias, nos tradicionais lavatórios,...

De forma paralelepipédica com tampa convexa. A frente, ilhargas e costas são lisas, destacando-se na zona frontal, nos cantos, embutidos de madeira mais escura com...

A obra de vime é classificada em três categorias: a obra leve, a obra média e o mobiliário. Os cestos de vários formatos para uso doméstico e os cestos utilizados nas tarefas agrícolas, como este...

Património Cultural Imaterial: Festas e Romarias da Madeira. No âmbito do projeto desenvolvido no museu e do qual resultou uma exposição temporária e a...

Atividades Extrativas. Pesca. Os produtos resultantes da pecuária, agricultura e pesca, circulavam do campo para a cidade, e dentro da própria cidade, surgindo, deste modo,...

As Coleções do Museu. Atividades Produtivas. A “debulha” é o processo de extração do grão, que consiste em separar as espigas e...

As Coleções do Museu. Alfaias Agrícolas. No Arquipélago da Madeira eram utilizados dois instrumentos para “preparar” (mobilizar) a terra: a enxada e...

No dia 15 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Família, apresentamos um pormenor da pequena placa oval de prata, colocada em estojo, representando a “Sagrada...

As Coleções do Museu. Comércio Tradicional: Mercearia. As mercearias ou "vendas", como são popularmente designadas, são estabelecimentos que fazem parte...

Nasceu em 1961, Mangualde. Vive e trabalha em Lisboa. Frequentou o curso de Pintura na ESBAL. José Loureiro tem realizado várias exposições individuais e coletivas...

Coleção de Estampas e Aguarelas. Câmara de Lobos. Litografia, Andrew Picken (litógrafo e desenhador), 1842.  Créditos: Casa-Museu Frederico de...

Emily Geneviève Smith nasceu a 31 de Agosto de 1817, em Paris, terceira filha da família Hanson Simpson, natural de Bath, no Sudoeste de Inglaterra. É nesta cidade inglesa que...

O tear é um aparelho complexo, no qual se realiza o cruzamento dos fios que entram na confeção do tecido.Os fios são de duas espécies: os “fios da urdidura”, que se preparam previamente num aparelho...

Coleção de Estamaps e Aguarelas. Pontinha “H. M. S. Colossus” [desembarque para o Pequeno Ilhéu do Forte de São José]. Aguarela, F. E. Bigge,...

A “debulha” é o processo de extração do grão, que consiste em separar as espigas e desalojar o grão das mesmas. Após a “debulha”, procedia-se à limpeza do grão. Inicialmente, ambas as operações eram...

"O Mice an men" de Hugo Brazão. Lona acrílica com proteção em poliuretano, cordas de nylon e algodão, borracha líquida, estrutura de suporte em ferro...

Litografia, Thomas Picken (litógrafo), Frank Dillon (desenhador), 1850. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

O ferro fundido foi uma matéria-prima muito utilizada na produção de utensílios domésticos e, até o século XX, era a matéria-prima privilegiada, em todo o mundo, no fabrico de panelas.Embora muito...

Em destaque algumas notas sobre Barbara Assis Pacheco, representada na coleção do MUDAS.Museu com um desenho a guache e tinta-da-china, datado de 2003.Nasceu em Lisboa em 1973....

Coleção de Estampas e Aguarelas. Convento de São Francisco, Funchal (actual Jardim Municipal). Litografia,Thomas Picken (litógrafo), Frank Dillon...

Os processos e as técnicas de pesca foram, naturalmente, introduzidos pelos primeiros povoadores, assemelhando-se aos existentes em Portugal Continental, embora tenham sofrido algumas alterações, de...

"Em Viagem". Neptune”- Acrílico e carvão sobre tela 160x140 cm. “Nº2”- Acrílico e carvão sobre tela – 180x160...

O Universo de Memórias João Carlos Abreu comemora o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor com a estreia do último poema de João Carlos Abreu cuja temática...

A debulha dos cereais é o processo de extração do grão, que consiste em separar as espigas e desalojar o grão das mesmas.No nosso arquipélago utilizavam-se diferentes técnicas e, consequentemente,...

Em destaque algumas curiosidades sobre Helena Almeida. Figura incontornável no panorama artístico português contemporâneo, Helena Almeida iniciou a sua carreira no...

Em destaque na rubrica “um dia uma obra” algumas curiosidades sobre a artista Susanne Themlitz, representada na coleção do MUDAS.Museu com um conjunto de fotomontagens da...

Antigamente, o linho era semeado, colhido e tratado pelos processos tradicionais, fiado na roca e tecido no tear caseiro, instalado geralmente numa das duas dependências da unidade doméstica rural:...

Os meses de Verão – junho a setembro – época das colheitas, são meses festivos por excelência. Trata-se da “recompensa” final, pelo árduo trabalho tido ao longo do ciclo agrícola anual sendo,...

Coleção de Estampas e Aguarelas. Subindo em direcção ao Monte [carro de bois]. Aguarela, Isabella Hurst de França, 1853-1854.  Créditos:...

Projeto de Media Instalação; Quiosque digital, vídeo e autocarro clássico de transportes públicos; Dimensões variadas.  Créditos: Quinta...

Peça em Destaque. É ao longo do século XVIII que a marcenaria britânica se vai impor na Europa. À arte exímia dos seus marceneiros, junta-se a grande...

Com mais de um século de História os carros de cesto ou carros do Monte, constituem um tipo de transporte único no mundo.Trata-se de um veículo de arrasto, com um assento para duas pessoas,...

O fabrico de pequenas figuras de barro constituiu uma atividade onde se revelaram alguns artistas, muitas vezes desconhecidos, que produziam peças para ornamentação dos tradicionais presépios...

Em destaque algumas curiosidades sobre Jorge Queiroz, na rubrica "um dia uma obra". Nasceu em Lisboa em 1966. Frequentou o Ar.Co. Após uma curta estadia no Royal College of Art, concluiu...

Recipiente cilindriforme, de madeira, talhado num tronco, com tampa, no qual se guardava a carne, submersa na chamada “salmoura”, uma ancestral técnica de conservação dos alimentos em sal. Na sua...

Tradicionalmente, eram confecionados dois tipos de botas: a “bota chã” e a “bota de campo”. A designada “bota-chã”, com pele de cabra e sola de pele de vaca, era generalizada aos dois sexos, mas...

A palha de trigo, utilizada tradicionalmente na nossa ilha para cobrir as casas, era também aproveitada como matéria-prima na produção artesanal.Na freguesia da Ponta do Pargo, concelho da Calheta,...

O relógio de bolso datado do início do século XX pertenceu ao Imperador Carlos d’Áustria, último monarca do Império Austro-Húngaro. O...

Coleção de Estampas e Aguarelas.  Funchal [vista da baía a partir do chamado «Caminho Novo», que atravessava a ponte do Ribeiro Seco e, na época, apenas...

“Meditação: a mulher de madeira” de Daniel Melim. Óleo sobre madeira do Séc. XVII / grafite sobre papel. 160x200 cm - desenho. 147x185 cm -...

|Pormenores no MQC|. No Dia da Mãe apresentamos um pormenor da escultura policromada do século XVI de Nossa Senhora sentada com o Menino ao colo, que integra as coleções...

Na rubrica “um dia uma obra” deixamos algumas notas sobre Manuel Baptista.  Nasceu em Faro em 1936. Licencia-se em Pintura na ESBAL em 1962. De 1962 a 1963 é bolseiro da...

No dia 1 de maio, trazemos-lhe algumas curiosidades sobre José de Guimarães.  Nasceu em 1939 em Guimarães, cidade que lhe viria a dar o nome artístico. Engenheiro...

Coleção de Estampas e Aguarelas. Quinta do Monte. Madeira. Litografia, Andrew Picken (litógrafo e desenhador), ca. 1840.  Créditos: Casa-Museu Frederico...

Atividades Extrativas Pesca. Esta miniatura é uma réplica de uma “baleeira”, embarcação utilizada na “caça aos cachalotes”, atividade...

Em destaque algumas notas sobre René Bértholo (1935-2005), representado na coleção do MUDAS.Museu com várias obras, entre as quais “Croisements”...

Trata-se de uma peça de mobiliário, utilizada, antigamente, nas cozinhas e despensas madeirenses, para guardar alimentos.Conservava-os frescos, visto três das suas faces serem compostas por um aro...

Os anjos que nos guardam.  Anjos (do Álbum Cipriani’s Rudiments of Drawing). Gravura de Francesco Bartolozzi (Florença, 1728 - Lisboa, 1815), sobre desenho de Giovanni...

Na rubrica “um dia uma obra” deixamos algumas notas sobre Álvaro Lapa (1939-2006).  Nasceu em Évora. Foi aluno de duas grandes figuras da cultura portuguesa que...

Apresentamos um pormenor de uma tapeçaria com a representação de cena campestre com grupo de figuras que dançam ao som de uma flauta, tocada por figura masculina que está em cima de uma...

  Esta garrafeira, de criação regional, integra-se numa produção artesanal de peças de embutidos madeirenses. Uma tradição centenária,...

No âmbito do projeto desenvolvido no museu e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em 2019, do livro “Festas e Romarias da...

As Coleções do Museu. Utensilios Domésticos. Ferro de engomar. Este é um modelo de ferro de engomar que funcionava a carvão mineral e que...

Os anjos que nos guardam. Anjo Candelário. Madeira esculpida, estofada, policromada e dourada. Portugal, século 17. Créditos: Casa - Museu Frederico de Freitas.

"Paisagem absoluta" de Sérgio Benedito – Carvão e grafite sobre papel 138 x 78 cm. Créditos: Quinta Magnólia - Centro Cultural  

As Coleções do Museu. Pofissões Tradicionais. Chapeleiro: O “Chapéu dos Carreiros". Desde 1948 que, no número 237 da Rua de Santa Maria, no...

Em destaque na rubrica “um dia uma obra” Fernando Calhau.  Nasceu em Lisboa em 1948. Licenciou-se em Pintura na Escola de Belas Artes de Lisboa, em 1973. Estudou na Slade School of...

Alguns apontamentos gráficos, a partir da peça “Observatório” de Helder Folgado, por alunos da turma 14 do 11º ano do Curso Científico-Humanístico...

Coleção de Estampas e Aguarelas.  Igreja Inglesa, Rua do Quebra Costas English Chapel, Funchal Litografia, Thomas Picken (litógrafo), W. S. Pitt Springett...

As Coleções do Museu. Unidades Domésticas - Cozinha. Chaleira. Antigamente, a água aquecia-se em grandes chaleiras, de ferro fundido, que eram colocadas no...

Algumas curiosidades sobre a artista e investigadora madeirense Rita Rodrigues, também representada da colecção do MUDAS.Museu. Nasceu no Funchal, em 1960. Concluiu o curso de Artes...

As Coleções do Museu. Artesanato: Vime.  A "Cesta do Almoço".  O vimeiro cultivado na Madeira, é um cruzamento da espécie do género...

Hoje, em destaque na rubrica " um dia uma obra", algumas curiosidades sobre Edgar Martins, representação artística que integrou muito recentemente o acervo do...

Dia 25 de abril, Dia da Liberdade. Para assinalar esta data comemorativa, trazemos o testemunho de materiais gráficos editados pelo “MFA - Dinamização Cultural -...

Na rubrica "um dia uma obra", deixamos algumas notas sobre a artista plástica e docente de origem madeirense Guilhermina da Luz (1947-2019). Nasceu na Ponta do Sol em 1947, viveu mais de...

 Os Anjos que nos guardam.  Aparição do Anjo a Agar no Deserto  Madeira Itália, século 17  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

Vitivinicultura. O "borracho" resulta do aproveitamento da pele de cabra que, por ser um material resistente e maleável, adapta-se a contentor de líquidos.Era utilizado,...

  Vista da zona da Igreja de Santa Luzia, Funchal Litografia, Lady Susan Vernon Harcourt (litógrafa e desenhadora), 1851 Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

As Coleções do Museu. Unidades domésticas: Cozinha. O raspador ou ralador é um utensílio doméstico, sempre presente nas cozinhas e muito utilizado...

“Estou em S. Cristovão.Agora, sim. Descanso, finalmente, de tudo, dos trabalhos e da vida febril da cidade. A natureza pertence-me e eu pertenço a mim próprio. Tenho...

No Dia Mundial do Livro apresentamos "Querido Amarelo"- o Livro Mural de Miguel Ângelo Martins que faz parte da exposição "Em Viagem". Esta peça inclui parte da...

Para o Dia Mundial do Livro, decidimos partilhar convosco, uma vez mais, esta peça, um livro diferente, que fez parte da Exposição temporária do museu "Traços de...

Assinalamos o Dia Mundial do Livro com as publicações do nosso acervo.  Duas delas especialmente dedicadas ao público infanto-juvenil.    Créditos:...

Os Anjos Que Nos Guardam. Nossa Senhora e o Menino Madeira policromada, dourada e marfim Índia portuguesa, século 18  Créditos: Casa Museu Frederico de Freitas

No Dia Mundial do Livro, partilhamos convosco o projeto editorial do Museu Etnográfico da Madeira, a Coleção "Cadernos de Campo", divulgando os seus objetivos e...

Em destaque na rubrica “um dia uma obra” algumas notas sobre Pedro Portugal. Natural de Castelo Branco (1963), frequenta um curso técnico de Construção Civil na...

Na coleção do Museu Quinta das Cruzes existem três obras do pintor Tomás de Anunciação (1818-1879). Uma “Feira de Gado” de 1861 e outras duas...

Para celebrar o Dia da Terra.View on the road from Funchal to St. Anne's.Litografia impressa a cores Susan Vernon Harcourt (Desenhadora/Gravadora)Londres, 1851   Créditos:...

Os produtos das atividades rurais e piscatórias circulavam do campo para a cidade, e dentro da própria cidade surgindo, deste modo, os vendedores ambulantes. Vendiam pelas ruas, ou de...

Na rúbrica “um dia uma obra”, deixamos algumas notas sobre Ana Vidigal. Nasceu em Lisboa, em 1960. Concluiu o curso de Pintura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, em...

“Status” de Tiago Casanova - Impressão fotográfica em jato de tinta sobre papel de algodão baritado, colada em Dibond 3mm . Mármore, acrílico e...

  Descanso na fuga para o Egipto Gravura de Francesco Bartolozzi (Florença, 1728-Lisboa, 1815) sobre desenho de Guido Reni (Galvenzano, 1575 - Bolonha, 1642)  Água-forte...

  Pintura a aguarela Isabella Hurst de França  (Londres, 1795 – Southampton, 1880)  1853-1854

Virgem com o Menino entre Santos e Querubins  Pintura a óleo sobre ardósia  Pietro Bianchi (Il Creatura)  Itália, 1694/1740.  

Nasceu no Funchal em 1964. Desde 1982 que desenha e pinta regularmente. Afastado dos meios que legitimam a arte contemporânea a sua produção era vendida pelo artista nas ruas das...

Este tipo de cesto ou "balaio", como é popularmente designado, confecionado em cana vieira, era utilizado, antigamente, nas idas ao mercado.
No século passado, era costume, quando...

Nasceu na Madeira em 1949. Bacharel em Artes Plásticas e Design, pelo ISAPM, Licenciou-se em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Fez também...

Painel de azulejos “Grinalda com Anjo” Faiança. Lisboa, Portugal, século 18 Tema: Anjos que nos guardam  Créditos: Casa-Museu Frederico de...

Poema do livro inédito de Carlos Cristóvão, “Improvisos”.  Créditos: Solar de São Cristóvão

Versos para meus filhos, de António Feliciano Rodrigues.Livro oferecido a Carlos Cristóvão em 1931 pela tia Maria Isabel da Câmara Leme Cabral.  Créditos:...

Termos de despacho de saúde das embarcações entradas no porto do Funchal (séculos XVIII e XIX).  O ABM disponibilizou, na sua plataforma de pesquisa de arquivos, os...

O ABM publicou na sua plataforma de pesquisa de arquivos os registos descritivos do fundo William Hinton & Sons, num total de 910 unidades de instalação, com datas compreendidas...

A Assembleia Legislativa da Madeira (ALR), antiga «Alfândega Nova», foi mandada construir pelo rei D. Manuel I entre 1508 e 1519. A sua principal função assentava na...

O Convento de Santa Clara foi a primeira casa religiosa feminina edificada na ilha em finais no século XV. A capela de Nossa Senhora da Conceição, da mesma época, foi...

Não se conhece a data da fundação e edificação da Capela das Neves, como é vulgarmente designada, mas aqui teve início a freguesia de São...

A Capela de Nossa Senhora da Nazaré, na freguesia de São Martinho (Funchal), foi fundada em 1627 por Martim Vaz de Caires, figura proeminente da sociedade madeirense e de nobre...

O Ósculo da Paz (osculatorium, instrumentm pacis) foi usado na liturgia cristã como símbolo de amor fraterno e reverencial. É um símbolo de...

Venha explorar o núcleo de peças de faiança portuguesa, através de um percurso pelos principais centros de produção de Portugal continental, conhecendo as...

Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas Pintura a óleo sobre cobre Domenico Zampieri, Il Domenichino (atribuido) Itália, século 17  

Na rúbrica um dia uma obra, deixamos algumas notas sobre o artista plástico João Queiroz. Nasceu em Lisboa em 1957. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Clássica...

O Museu Quinta das Cruzes possui um núcleo de mobiliário dito “caixa de açúcar”, datado do século XVII e que integra várias tipologias, como...

D. Francisco de Moura Corte Real era neto de D. Cristóvão de Moura, o todo-poderoso ministro de Filipe II (I de Portugal), que foi um dos principais apoiantes da entrada em Portugal do...

O cuscuz chegou à Península Ibérica através dos muçulmanos e terá sido introduzido na Madeira pelos escravos ou pelos primeiros colonos. O consumo...

Madeira policromada e dourada Portugal, século 18  Tema: "Os Anjos que nos guardam" Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas 

 Algumas notas sobre a pintora madeirense Alice Sousa, autora da obra "Chorinho" que, entre outras de sua autoria, integram o acervo do MUDAS.Museu. Nasceu no Funchal, em São Martinho,...

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Arte, damos seguimento à rúbrica que iniciamos há sensivelmente três semanas, “Um dia uma...

Em destaque algumas curiosidades sobre Pedro Proença.Nasceu em 1962 em Sá da Bandeira (hoje Lubango), Angola. Veio para Portugal, ainda criança de colo. Filho de um...

“Dentro da paisagem” de Bruno Côrte.Impressão a cores sobre papel fotográfico.2 x 129 x 97 cm. Créditos: Quinta Magnólia - Centro...

"Risus Paschalis" de Susana Figueira – Folha de ouro aplicada sobre madeira e desenho esgrafitado. Pintura e têmpera, acrílico, têxteis, massa biscuit, cerâmica e...

"Procedimento de controlo" de Martinho Mendes - Conjunto de dois objetos escultóricos (ferro, tinta esmalte, folhas de palmeira entrelaçadas) e vídeo de 15 minutos. 220X70cm...

“Entre o lugar onde habita o silêncio e a véspera de nunca partir” de Pedro Berenguer.Módulo I – Lápis de cor e tinta acrílica; objeto bordado a...

Salva redonda com pé alteado, de prata dourada, relevada, repuxada e incisa, com motivos alusivos aos Sete Pecados Capitais. Apesar de não terem consagração...

A canga, em madeira, era usada para atrelar os animais aos "carros chiões", utilizados para transportar carga e aos "carros de bois", usados no transporte de pessoas.A canga servia,...

A lã de ovelha era utilizada pelo povo madeirense, na confeção de um tipo de barretes tradicionais, os chamados “barretes de vilão” ou “barretes de...

Antigamente este tipo de pão era amassado à mão e cozido numa pedra de basalto, chamada de “caco”, abafado de cinza, ou, sobre as brasas, em lume vivo, obtendo-se a...

    [pormenor] Salva | Ourivesaria portuguesa | fim do século XVI, início do século XVII | prata repuxada, relevada e cinzelada | MQC 1670 | © Pedro Clode,...

O Milagre da Nazaré narra uma lenda de 1180, quando D. Sancho I liderava a reconquista do Alentejo e do Algarve e D. Fuas Roupinho, seu cavaleiro, defrontava os mouros em Porto Mós,...

Bule de vinho, China, século 19, em porcelana branca decorada com esmaltes policromos. Este exemplar da Casa-Museu Frederico de Freitas reproduz um modelo do período Kangxi...

Os “Flutuadores” (boças e “balizas”) permitiam manter a arte de pesca no local em posição desejada e sinalizar as redes, pois estas eram geralmente...

O moinho de mão era utilizado, nas unidades domésticas, para moer pequenas quantidades de cereais, transformando o grão em farinha.Era construído em pedra e...

Sabia que, São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas e dos viajantes? O seu nome significa “carregador de Cristo”. Segundo a lenda, São...

Escultura I Ilha da Madeira I Fins do Sec. XV a meados do Sec. XVIPedra (traquito)Taça ou bacia destinada a conter água benzida. A pia apresenta elementos decorativos no exterior: uma...

Artefactos da Antiga Olaria do Lazareto As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira Créditos: Museu Etnográfico da Madeira Artefacto da...

Barro modelado, policromado e dourado Autor desconhecido Portugal, século 18  Tema: "Os Anjos que nos guardam"  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas 

Pintura a têmpera e dourado sobre madeira Autor desconhecido Itália, século 15  Tema: "Os Anjos que nos guardam"  Créditos: Casa-Museu Frederico de...

Na Casa-Museu Frederico de Freitas há uma grande variedade destes seres celestiais, em diferentes materiais, de diferentes épocas.  Créditos: Casa-Museu Fredrico de...

Destacamos algumas curiosidades sobre o pintor Albuquerque Mendes Natural de Trancoso (Beira Alta) que, depois ter pensado ser padre, se tornou um dos artistas portugueses mais conhecidos da...

Nasceu em Amarante (1932). Concluiu o Curso do Magistério Primário em 1951. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes do Porto (1965-1966). Concluiu em 1974 o curso de...

Nasceu em 1963, em Castelo Branco. Estudou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Leciona na Ar.Co desde 1989, onde é responsável pelo Departamento de Desenho e Pintura.Com um percurso...

Nasceu no Porto a 8 de junho de 1934. Artista autodidata foi influenciado pela literatura e filosofia. Destacou-se no panorama da arte portuguesa com uma produção artística de...

Nasceu em 1931, em Coimbra. Licenciado em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde exerceu funções de professor até 1975, data em que se mudou para Lisboa,...

Teresa Jardim nasceu no Funchal em 1960. É Licenciada em Artes Plásticas/Pintura e em Design de Projectação Gráfica pelo ISAPM /UMa. Exerce funções...

Nascido em Lisboa em 1962, filho do pintor João Rodrigues Vieira, muito cedo relevou inclinação para o desenho. Na sua adolescência, quis ser autor de banda desenhada....

Joaquim Rodrigo nasceu a 7 de julho de 1912, em Lisboa. Concluiu os cursos de Engenharia agrónoma e Engenharia silvícola. Em 1950 inscreve-se num curso noturno de pintura da Sociedade...

Filipe Moreira Rocha da Silva nasceu em Lisboa, em 1954. Frequentou o curso de direito. Viaja para Paris em 1973, onde frequentou a Sorbonne e a Académie de la Grande Chaumière....

Graça Pereira Coutinho nasceu em Lisboa, no ano 1947. Entre 1966 e 1971, frequenta o curso de escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde chegou a concluir o terceiro ano. Em...

Jorge Molder nasceu em Lisboa no ano de1947. Estudou Filosofia na Universidade de Lisboa e começou a sua carreira artística como fotografo na década de setenta do século...

Nuno José de Siqueira nasceu em 1929, em Lisboa. Frequentou a Faculdade de Direito e a Escola de Belas-Artes. Em 1959, parte para Paris como bolseiro da Fundação Calouste...

Nasceu em Évora em 1946. Foi um autodidata, revelando muito cedo o gosto pela experimentação no campo das artes Plásticas. Com apenas 18 anos, realizou a sua primeira...

Eduardo Batarda nasceu em Coimbra em 1943, cidade onde entre 1960 e 1963 estudou Medicina. Viria a trocar este curso pelo de Pintura, que concluiu na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa...

Gaëtan Lampo Martins de Oliveira nasceu em Luanda em 1944, chega à Portugal aos seis anos, fazendo toda a sua vida de adulto no nosso país. A sua obra desenvolve-se essencialmente...

Xana é o nome artístico de Alexandre Nuno Serrão Fialho Alves Barata. Nasceu em Lisboa (1959) e aí completou o curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes....

Faleceu a 24 de março de 2020, o arquiteto e escultor Artur Rosa. Em sua memória deixamos algumas notas sobre a sua biografia, relembrando o seu percurso e obra.Nasceu em Lisboa....

Reconhecida internacionalmente é considerada uma das maiores artistas plásticas portuguesas de todos os tempos. As temáticas das suas obras centram-se nas cidades e na sua...

Nasceu no Porto. Tentou seguir carreira como cantora lírica, chegando a ir à Alemanha para se especializar em música barroca. O seu sonho terminou por não ter estrutura...

Nasceu em 1939 em Guimarães, cidade que lhe viria a dar o nome artístico. Engenheiro de formação e militar de carreira, foi em Angola (1967), que José de...

Possuindo a ilha da Madeira um denso arvoredo, desde o início da colonização que o povo recorreu à matéria-prima, que o ambiente colocou à sua...

Câmara fotográfica Ernemann Dresden equipada com uma objetiva Schneider-Kreuznach Xenar, gentilmente doada pelo sr. Paulo Raimundo Rodrigues Cova, a 6 maio 1997. Créditos: Museu...

Secretária com alçado, em Madeira, couro e latão, que pertenceu à Photographia Vicente. Ainda se vislumbra no lado esquerdo, alguma documentação comercial...

A "cana", "cana vieira"ou "cana de roca", como é popularmente designada (arundo donax L.), é uma planta que se encontra disseminada por todo o arquipélago e é facilmente...

As mercearias ou "vendas", como são popularmente designadas, são estabelecimentos que fazem parte do nosso comércio tradicional. Ali vendia-se uma grande variedade de produtos,...

A cultura do milho foi muito mais recente que a dos outros cereais. Devido à falta de água, só a partir da segunda metade do século XIX, é que o milho...

Esta lanterna ou lamparina de petróleo, era utilizada nos barcos de pesca, nos moinhos de água ou nas cozinhas tradicionais, sendo-lhe atribuída, popularmente, curiosas...

Os "carros chiões", de tração animal, eram utilizados, no nosso arquipélago, para o transporte de carga. Eram assim designados pela "chiadeira" ( ruído)que faziam,...

O óculo é um dispositivo tubular, de forma um tanto cónica, feito com aduelas de madeira, presas com aros de ferro e possui duas asas, simetricamente opostas.Serve para observar...

Antigamente, quando os pescadores iam "em campanha" (pescar, em alto mar, durante vários dias) levavam este fogareiro, em pedra, para cozinhar os alimentos.Sobre uma pedra circular, que...

O fabrico de pequenas figuras de barro constituiu uma atividade onde se revelaram alguns artistas, muitas vezes desconhecidos, que produziam peças para ornamentação dos...

As condições geo-hidrológicas da ilha foram propícias à generalização dos engenhos de água. Nos lugares onde não havia força...

João Carlos Abreu escreve poema que retrata momentos difíceis que a Madeira e o Mundo atravessam.  QUANDO HOJE FOR AMANHà Amanhã quando este...

The Flowers and Gardens of Madeira, Ella e Florence Du Cane, A. & C. Black, Londres, 1909. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas JACKARANDA TREE - The Flowers and Gardens of...

Ella and Florence Du Cane, The Flowers and Gardens of Madeira, London, A. & C. Black, 1909. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas WISTARIA, QUINTA DA LEVADA - The Flowers and...