LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Obras, Artistas e Coleções:

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Instrumentos Musicais.A tradição de tocar o pife restringe-se atualmente ao Sítio da Primeira Lombada, freguesia da Ponta Delgada, concelho de São...

A Paisagem nas coleções da Casa-Museu Frederico de Freitas.  Aguarela. A. I. W. .Séc. XIX/ XX. 

Porque hoje se comemora o Dia Internacional da Vida Selvagem, o Museu Quinta das Cruzes, destaca um pormenor do Frontal de Altar do último quartel do século XVII que apresenta, nos seus elementos...

Festas e Romarias da Madeira: O Espaço e a Festa. No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Madeira e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em 2019, do...

Litografia, William Westal (litógrafo), Rev. James Bulwer (desenhador), 1827.  Créditos: Casa - Museu Frederico de Freitas.      

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Porque a necessidade aguça o engenho, os agricultores sempre souberam criar os seus próprios utensílios, utilizando os recursos naturais...

Festas e Romarias da Madeira. Artefactos religiosos ou profanos. No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Madeira e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em...

Litografia, litógrafo desconhecido, Johan Frederik Eckersberg (desenhador), séc. XIX (ca. 1855).  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.  

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Desde sempre o homem soube aproveitar sabiamente os meios que a natureza colocava ao seu dispor. O artesanato em palmito (folhas de palmeira), é um...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. A produção de gaiolas e armadilhas para pássaros possui uma longa tradição na nossa Região. Eram confecionadas com ferramentas muito simples, muitas...

Panorâmica da baía do Funchal tomada a bordo da embarcação “Brilliant”. Aguarela, autor desconhecido, 1849. Créditos: Casa- Museu Frederico de Freitas.  

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Festividades Cíclicas: Carnaval.  Esta máscara, em pasta de papel, uma das matérias-primas muito utilizadas, na confeção destes artefactos de...

|Pormenores no MQC… | Porque hoje se comemora o Dia Mundial do Doente, destacamos um pormenor do retrato do Dr. António Alves da Silva (1822-1854) que, em 1850, substitui o falecido Dr. Luís...

Pintura de uma oficina europeia, provavelmente francesa ou inglesa da primeira metade do século XIX, representando o porto do Funchal e um dos seus ilhéus, com o recorte da pequena fortaleza de São...

Aguarela, autor desconhecido, séc. XIX.  Do Álbum: A Paisagem nas Coleções da Casa. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.    

Festas e Romarias da Madeira. No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Madeira e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em 2019, do livro “Festas e Romarias da...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. O sarilho é o instrumento utilizado na tecelagem tradicional, para colocar o fio em meadas. Confecionado com cana vieira, é formado por uma haste,...

A partir do chamado «Caminho Novo», que atravessava a ponte do Ribeiro Seco e, na época, apenas atingia metade do percurso previsto de ligação à vila de Câmara de Lobos. Créditos: Casa - Museu...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Do Mestre João José Nóbrega Fernandes. Possuindo a ilha um denso arvoredo, desde o início da colonização que o povo recorreu a esta...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira.Tecelagem Tradicional. Os fusos utilizados na tecelagem são, na sua maior parte, constituídos por uma haste de madeira, fixa na parte inferior por um...

Gravura a buril, Storer (gravador), Frederick Calvert (desenhador atribuído), 1820. Créditos: Casa Museu Frederico de Freitas

De Carlos Jorge Pereira Rodrigues. Construtor de Cordofones. Funchal, Madeira 1996. Col. Museu Etnográfico da Madeira. Instrumento musical de mão, de caixa em forma de oito, com cinco...

Pratos de um serviço, sendo um raso e outro fundo, de bordo redondo e aba ligeiramente abaulada, com cercadura de linha contínua mais grossa e outra muito fina a ouro. A aba é separada do fundo por...

No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Madeira, e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em 2019, do livro “Festas e Romarias da Madeira” (o Nº 3 da nossa coleção...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Unidades Domésticas. O fole era um utensílio muito utilizado nas cozinhas, com o qual se soprava ar na lareira, para atiçar as brasas ou...

Projeto mensal para divulgação de diferentes temas do nosso património cultural material e imaterial. Este mês: "Património Industrial - Poço da neve". Coordenação: Lídia Góes Ferreira. Texto e...

Unidades Domésticas: Quarto de Dormir. O “oratório” (do latim "oratorium") é um nicho ou armário, com imagens religiosas, que foram benzidas pela autoridade religiosa e destina-se à devoção...

Esta pintura "Baía do Funchal vista de Santa Catarina " e "O Piquenique" devem ter sido uma encomenda da família Carvalhal, ao pintor Tomás da Anunciação, aquando da sua presença na ilha, no ano de...

No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Madeira e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em 2019, do livro “Festas e Romarias da Madeira” (o Nº3 da nossa coleção...

Rio-Frio, Madeira. Litografia, Johann Adolphe Kittendorff (litógrafo), Johan Christian Thornam (desenhador), séc. XIX.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. O fabrico de manteiga artesanal, na nossa ilha, é muito antigo, datando, provavelmente da época da colonização. Produzida por processos rudimentares,...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. A embalagem tem a sua origem nos primórdios da civilização e surge da necessidade, do ser humano, de encontrar formas de guardar, conservar e...

|Pormenore no MQC…No âmbito do Dia Mundial da Escrita à Mão, destaca-se um pormenor da Carta Régia assinada pela Rainha D. Maria II em que nomeia o Doutor António Alves da Silva para o lugar de...

Litografia, Andrew Picken (desenhador e litógrafo), Londres, 1842.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.  

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Para a produção de utensílios domésticos, instrumentos de trabalho e alfaias agrícolas, o povo sempre recorreu ao seu engenho e criatividade e aos...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Em todas as culturas existiram, ao longo dos séculos, diferentes tipos de mealheiros, recorrendo-se aos mais variados materiais para a sua...

No desenho de Emily Geneviève Smith, "Boats on the Beach", vemos representada uma cena do quotidiano madeirense, com o embarque de carga junto à praia do Funchal. Em primeiro plano,...

Litografia, litógrafo desconhecido, Johan Frederik Eckersberg (desenhador), séc. XIX (ca. 1855).  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.  

Artefactos profanos e religiosos. Festas e Romarias da Madeira. No âmbito do projeto desenvolvido no Museu Etnográfico da Madeira e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em...

Jardim da Serra.  Litografia, Villeneuve (litógrafo), Rev. James Bulwer (desenhador), 1827.  Crédito: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Alfredo Keil (Lisboa, 1850 - Hamburgo,1907).  Óleo sobre tela Portugal, séc. 19.  Créditos: Casa- Museu Frederico de Freitas    

As Coleções do Museu. Sistemas de iluminação. Antes do domínio do fogo, obtido pela percussão e pelo atrito, o homem dependia totalmente da luz natural para poder realizar as suas tarefas...

As Coleções do Museu. Para a produção de utensílios domésticos, instrumentos de trabalho e alfaias agrícolas, o povo sempre recorreu ao seu engenho e criatividade e aos recursos naturais,...

As Coleçõs do Museu. Os brinquedos tradicionais, construídos pelas crianças, com os materiais disponíveis e muita criatividade, fazem parte da nossa tradição cultural. Com o abandono...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira.  O dia 15 de janeiro, para além de ser designado como Dia de Santo Amaro, é também conhecido como o “dia de varrer os armários”, tradição secular...

Figura de presépio que representa o episódio da Adoração dos Reis Magos. Créditos: Museu Quinta das Cruzes. Reis Magos | Oficina Portuguesa | Século XVIII | Escultura em barro cozido,...

As Coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Figurado de Barro. No arquipélago da Madeira existiram várias olarias, localizadas em diferentes concelhos, tendo a “Antiga Olaria do Lazareto” sido a...

A nova publicação do Museu Etnográfico da Madeira, o nº4, da coleção CADERNOS DE CAMPO, “Lapinhas d’A Festa”, lançado a 18 de dezembro de 2020. Na Madeira, os festejos do Natal são vividos de uma...

Porcelana (biscuit).  Leopoldo de Almeida (1898-1975).  Vista Alegre. Portugal, séc. 20.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.        

Cera, conchas, búzios, madeira, tecido, papel, espelho e vidro. Portugal, séc. 19.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas    

Autor desconhecido.  Marfim.  Europa, séc. 19.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas      

As coleções do Museu Etnográfico da Madeira. Coleções em reserva. A lã de ovelha era utilizada pelo povo madeirense, na confeção de um tipo de barretes tradicionais, os chamados “barretes de vilão”...

Coleções do Museu Etnográfico da Madeira.  Unidades domésticas. Quarto de dormir.  Estes aquecedores, com braseira em cobre e pega de madeira, eram usados nas casas mais abastadas, para...

Desenhador desconhecido. J. Gellatly (litógrafo). Edimburgo, Escócia, séc. 19 (meados). Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Autores desconhecidos.  Água-tinta colorida a aguarela.  R. Ackermann, Londres, 1821.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Henry Bowser Wimbush (Middlesex, 1858 - Somerset,1943).  Aguarela sobre papel.  Portugal, Madeira, ca. 1899.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

Destaca-se um pormenor da escultura identificada como de São Martinho de Tours, que se apresenta com mitra alta triangular, hábito de bispo a azul e manto vermelho. Créditos: Museu Quinta das...

Francesco Zuccarelli (1702-1788) Escola italiana, séc. XVIII. Desenho à pena a tinta sépia e aguada de tinta-da-china.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.  

Porcelana “bone china”, decoração estampada “paisagem oriental”. Copeland, Inglaterra, 1875-1890. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas 

Existiram inúmeros tanoeiros na cidade do Funchal, a trabalhar por conta própria nas suas “tendas” (oficinas) ou a prestar serviço nas casas vinícolas. A presença destes profissionais na nossa...

Josiah Wedgwood and Sons.  Etruria, Inglaterra, 1877-1878.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas 

Cerâmica siliciosa, moldagem.  Irão, dinastia Qajar, séc. 19. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Blacz. Marfim, bronze patinado e mármore. Áustria, Fundição Schumacher, ca. 1925. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Litografia de autor desconhecido sobre desenho de Emily Geneviève Smith (Paris, 1817-Londres,1877).  Inglaterra, Londres, 1844.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas 

Transportando animais para o mercado. Autor desconhecido (britânico?). Aguarela sobre papel. Portugal, Madeira, 1848.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Cerâmica siliciosa, corda-seca.  Ispaão?, Pérsia, dinastia Safávida, séc. 17.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas 

Faiança “creamware”, decoração estampada “peónias”.   Wedgwood. Inglaterra, 1909  Credits: Casa-Museu Frederico de Freitas     

Latão, vidro e mármore. Inglaterra (?), ca. 1860. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

The Country Residence of Henry Veitch Esqr. H. B. M. Agent & Consul General.Madeira Litografia Lieut. Hornbrook (desenhador), T. M. Baynes (litógrafo), Londres, séc....

Porcelana pintada a azul-cobalto sob vidrado.  China, dinastia Ming, reinado Jiajing, 1522-1566.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas  

Círculo de Giovanni Lanfranco  (Parma, 1582 - Roma, 1647)  Óleo sobre cobre  Itália, séc. 17 (dp. 1628)  Créditos: Casa Museu Frederico de Freitas    

F.E. Bigge (britânico?).  Aguarela sobre papel.  Portugal, Madeira, 1854.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Autor desconhecido (britânico?). Desenho à pena e aguarela sobre papel. Portugal, Madeira, séc. 19 (1º quartel).  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

Barro e esmaltes, relevo.  Lisboa, Fábrica Viúva Lamego, séc. 20.    Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas      

|Pormenores no MQC… | Pormenor do “Orquestrofone”, instrumento musical mecânico exposto nos jardins do Museu Quinta das Cruzes, comprado pelo 1º visconde de Cacongo, João José Rodrigues...

Após a debulha do grão, efetuada na eira, seguia-se a limpeza do grão. Após o aparecimento da máquina de debulhar (“máquina americana” ou “ferro”)esta operação foi mecanizada, passando a...

Planos de algumas esculturas e maquetes. Créditos: Quinta Magnólia - Centro Cultural.        

As Coleções do Museu. Atividades Produtivas.Vitivinicultura. O almude (também conhecido por cântaro) é uma unidade de medida de capacidade para líquidos, especialmente para vinho. Deriva do árabe...

Exposição individual do Escultor Ricardo Veloza. Desenhos. Créditos: Quinta Magnólia - Centro Cultural   "       

Livro de 1903-1904 pertenceu a D. Gabriela Helena da Câmara Leme Escórcio Gouveia de Bettencourt e mais tarde passou para o seu filho, Carlos Cristóvão integrando a coleção do escritor. Créditos:...

Unidades Domésticas. Cozinha.  O pão era amassado à mão e cozido em forno de lenha, na unidade doméstica, sendo consumido pela família durante vários dias. Em quase todas as casas das zonas...

Atribuído a Nicolau Ferreira (1731- ca-1790). Óleo sobre tela, moldura de talha dourada. Portugal, Madeira, séc. XVIII (3º quartel).   Créditos:Casa-Museu Frederico de...

Antigamente, o "pão de casa” era amassado e cozido nas unidades domésticas, costume que ainda se mantém, em algumas casas das zonas rurais. Na confeção tradicional deste tipo de pão, cuja base era a...

Fogão tradicional a lenha de finais do século XIX, para ver no Solar de São Cristóvão, em Machico.  Créditos: Solar de São Cristóvão.   

Painel de azulejos Faiança Holanda, séc. 18 (?)  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Artista com um percurso único na arte portuguesa, Lourdes Castro desenvolveu ao longo da sua carreira artística uma obra ligada às sombras e ao contorno, à ausência e à presença, convocando a...

Os CTT apresentaram uma emissão filatélica, dedicada ao Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente’s. Esta coleção é composta por três selos (envio nacional, europa e resto do mundo), com uma...

Do século XIX, em madeira de mogno e liga de cobre. Possui pés de agulha com torneados e caneluras. Peça em exposição no quarto de dormir do Solar de São Cristovão. Créditos: Solar de São...

“Em viagem comentada” | Tiago Casanova - “Status” | Rita Rodrigues. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Turismo e...

“Em viagem comentada” | Hélder Folgado - “Observatório” | Márcia de Sousa e António Barros. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria...

“Em viagem comentada” | Desidério Sargo - “(in)confidências” | Duarte Encarnação. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de...

“Em viagem comentada” | Daniel Melim - “Meditação: a mulher de madeira” | Teresa Jardim. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria...

“Em viagem comentada” | Bruno Côrte - “Dentro da Paisagem” | Carlos Valente. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Turismo...

“Em viagem comentada” | Susana Figueira - “Risus Paschalis” | Rita Rodrigues. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de...

“Em viagem comentada” | Sílvio Cró - “Magnólia” | António Rodrigues. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Turismo e...

“Em viagem comentada” | Martinho Mendes - “Procedimento de Controlo” | Idalina Sardinha. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria...

Património Cultural Imaterial. Oferendas a São Pedro, na Ribeira Brava. Nas festas religiosas, é costume as bandas de música partirem, em direção aos vários sítios, para acompanhar o cortejo, no...

“Em viagem comentada” | Carla Cabral - "Tenho uma Criança que diz ser um dia das suas férias de verão junto à praia com um mar bonito…" "Tenho um Adulto que diz ser um caminho cheio de...

“Em viagem comentada” | Nuno Henrique - “Fruto”, da série “Os Trabalhos do Paraíso” | Vítor Magalhães. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da...

“Em viagem comentada” | Cristiana Sousa - “Fictional walk” | Filipa Venâncio. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de...

“Em viagem comentada” | Ricardo Barbeito - “Furry Tales” | Márcia de Sousa. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Turismo...

“Em viagem comentada” | Bárbara Sousa - “Bruma” | Patrícia Sumares. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Turismo e...

“Em viagem comentada” | Miguel Ângelo Martins - “Querido Amarelo” | Rita Rodrigues. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de...

São Pedro é geralmente representado de traços vincados, de cabelo frisado ou parcialmente calvo, barba curta, vestindo túnica azul e manto amarelo. A cor amarela alude ao ouro e confirma a sua...

Peça muito utilizada nas casas mais abastadas, desde tempos recuados para aquecimento dos lençóis das camas. Este aquecedor, com braseira em cobre e pega de madeira, abre-se ao meio, através de uma...

A manufactura caseira de olaria foi uma atividade com longa tradição no Porto Santo. Já no século XVI fabricavam-se telhas e louças naquela ilha. Entre os oleiros portosantenses existe também, há...

Procissão. Aguarela, autor desconhecido, séc. XIX. Créditos: Casa-Museu de Frederico de Freitas.

Madeira policromada e dourada. Portugal, século XIX.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

Coleção de Estampas e Aguarelas. Aguarela, A. Ludlow, 1851. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.    

Panorâmica da Cidade do Funchal e Costa Sul da Ilha da Madeira, da Ponta da Cruz ao Garajau, tomada a partir de barcos fundeados ao largo da baía do Funchal. Impressão sobre seda, último...

Coleção de Estampas e Aguarelas. Litografia, Thomas Picken (litógrafo), W. S. Pitt Springett (desenhador), ca. 1843. Créditos: Casa Museu Frederico de Freitas

Séc. XVII. Óleo sobre tela. Créditos: Solar de São Cristovão.  

Coleção de Estampas e Aguarelas. Litografia, Villeneuve (litógrafo), Rev. James Bulwer (desenhador), 1827.  Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas.

“Em viagem comentada" | Mariana Marote - "Insula" | Paulo Ladeira. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da Madeira através da Secretaria...

“Em viagem comentada” | Sérgio Benedito - “Paisagem absoluta” | Teresa Gonçalves Lobo. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo...

“Em viagem comentada” | Hugo Brazão - “o’ Mice an’ men” | Francisco Clode. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo...

“Em viagem comentada” | Pedro Berenguer - “Entre o lugar onde habita o silêncio e a véspera de nunca partir” | Martinha Emonts. Série “em...

‪“Em viagem comentada” | Carolina Vieira - “On places and non-places” | Emanuel Gaspar‬. Série “em viagem comentada", uma iniciativa do Governo Regional da...

Setembro é, por excelência, o mês das vindimas, o momento mais importante da faina vitivinícola. Desde o final do mês de agosto até início do mês de outubro, o meio rural anima-se com a agitação...

Que apresenta, no fundo panorâmico, vista do rio Mandovi onde se pode ver, junto às margens, imagens da arquitetura portuguesa de Goa. Créditos: Museu Quinta das...

As operações de tratamento do linho, desde que é colhido até ser tecido no tear, são designadas popularmente por tormentos do linho, devido às inúmeras e árduas tarefas que são necessárias...

O grés, cuja aparência se assemelha a pedra polida, é um material feito a partir de argila de grão fino, plástica, sedimentária e refratária, que suporta altas temperaturas, pelo que constituía um...

O “moinho de mão”, ou “mó”, foi um instrumento de trituração do grão muito usado em todo o arquipélago e a sua utilização estende-se a todos os cereais. Consiste em duas pedras redondas, em...

Pormenor: Largo da Fonte, Monte. Desenho a grafite com apontamentos a aguarela. Andrew Picken (1815-1845), Madeira, 1840.  Créditos: Casa-Museu Federico de Freitas.

Ao contrário dos outros cereais, só a partir do século XIX é que o milho começou a desempenhar um papel de relevo na paisagem agrária do arquipélago. Difundido em larga escala no norte, favorecido...

As mercearias ou "vendas", como são popularmente designadas, estão a desaparecer. Contudo, aqui ou ali, ainda se encontram alguns estabelecimentos que mantêm o antigo mobiliário, algum equipamento e...

As rocas com apitos, com a aplicação de corais, figuravam entre os objetos e brinquedos que, preferencialmente, eram oferecidos às crianças no dia do batizado,...

Coleção de Estampas e Aguarelas. Litografia, litógrafo desconhecido, Johan Frederik. Eckersberg (desenhador), séc. XIX (ca. 1850).  Créditos: Casa-Museu...

Nas casas menos abastadas era comum existir apenas dois quartos de dormir, de áreas reduzidas, separados por um “tabique”. Enquanto as crianças eram pequenas, dormiam num berço, no quarto dos pais....

Existiram inúmeros tanoeiros na cidade do Funchal, a trabalhar por conta própria nas suas “tendas” (oficinas) ou a prestar serviço nas casas vinícolas. A presença destes profissionais na nossa...

A “debulha” é o processo de extração do grão, que consiste em separar as espigas e desalojar o grão das mesmas. O "maço" ou "malho" era o instrumento, de uso doméstico, utilizado pelas mulheres para...

As crianças usavam, na escola primária, estes pequenos quadros pretos, designados popularmente por "lousas" ou "ardósias", pois consistiam em lamelas de ardósia, uma rocha silicoargilosa. Eram...

“Côcho” é uma designação popular atribuída ao almofariz de madeira, usado, a nível doméstico, para triturar o grão. Esta operação consiste no “pilamento” do grão, através de uma ação direta de...

Esta pintura tem como tema central, o navio “Dunira”, pertencente à Companhia das Índias Orientais Inglesas, em passagem pela baía do Funchal, provavelmente a caminho da Índia, em 1830, data que...

Na eira, após a “debulha” (processo que consiste em desalojar o grão da espiga), procede-se à limpeza do gão. Nesta operação são utilizados vários utensílios: o “forcado” ou a “forquilha”, a “pá de...

O carro de bois madeirense terá influência do modelo do carro de bois do nordeste português e da tradicional corsa madeirense, um veículo de arrasto utilizado para o transporte de...

As operações de tratamento do linho, desde que é colhido até ser tecido no tear, são designadas popularmente por “tormentos do linho”. Esta designação está plenamente justificada se atendermos às...

Martha da Cunha Telles nasceu no Funchal em 1930, no seio de uma família tradicional, filha de Alexandre da Cunha Telles, advogado, e de Anne Kristine Stephanie Wera Beranger Cohen, dinamarquesa,...

Na rúbrica "um dia uma obra", algumas notas sobre a artista Ção Pestana. Assunção Pestana nasceu no Funchal, em 1953. Artista visual e professora...

O almude (também conhecido por cântaro) é uma unidade de medida de capacidade para líquidos, especialmente para vinho. Deriva do árabe “al-mudd” e aparece na documentação portuguesa desde a primeira...

A designação de “trabalhadores servis” era atribuída ao conjunto de pessoas que viviam na dependência económica das classes privilegiadas, em regime de prestação de serviços, quotidianos ou...

O pião é um jogo popular infantil, que esteve muito em uso até o século passado. Este artefacto de madeira possui uma ponta metálica e é envolvido com um “baraço” ou “guita” (cordel ou...

A debulha dos cereais é o processo de extração do grão, que consiste em separar as espigas e desalojar o grão das mesmas.No nosso arquipélago utilizavam-se diferentes técnicas e, consequentemente,...

Antigamente não existiam lavatórios com água corrente para a lavagem das mãos e rosto, sendo a higiene íntima feita no quarto de dormir, com jarros e bacias, nos tradicionais lavatórios,...

De forma paralelepipédica com tampa convexa. A frente, ilhargas e costas são lisas, destacando-se na zona frontal, nos cantos, embutidos de madeira mais escura com...

A obra de vime é classificada em três categorias: a obra leve, a obra média e o mobiliário. Os cestos de vários formatos para uso doméstico e os cestos utilizados nas tarefas agrícolas, como este...

Património Cultural Imaterial: Festas e Romarias da Madeira. No âmbito do projeto desenvolvido no museu e do qual resultou uma exposição temporária e a...

Atividades Extrativas. Pesca. Os produtos resultantes da pecuária, agricultura e pesca, circulavam do campo para a cidade, e dentro da própria cidade, surgindo, deste modo,...

As Coleções do Museu. Atividades Produtivas. A “debulha” é o processo de extração do grão, que consiste em separar as espigas e...

As Coleções do Museu. Alfaias Agrícolas. No Arquipélago da Madeira eram utilizados dois instrumentos para “preparar” (mobilizar) a terra: a enxada e...

No dia 15 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Família, apresentamos um pormenor da pequena placa oval de prata, colocada em estojo, representando a “Sagrada...

As Coleções do Museu. Comércio Tradicional: Mercearia. As mercearias ou "vendas", como são popularmente designadas, são estabelecimentos que fazem parte...

Nasceu em 1961, Mangualde. Vive e trabalha em Lisboa. Frequentou o curso de Pintura na ESBAL. José Loureiro tem realizado várias exposições individuais e coletivas...

Coleção de Estampas e Aguarelas. Câmara de Lobos. Litografia, Andrew Picken (litógrafo e desenhador), 1842.  Créditos: Casa-Museu Frederico de...

Emily Geneviève Smith nasceu a 31 de Agosto de 1817, em Paris, terceira filha da família Hanson Simpson, natural de Bath, no Sudoeste de Inglaterra. É nesta cidade inglesa que...

O tear é um aparelho complexo, no qual se realiza o cruzamento dos fios que entram na confeção do tecido.Os fios são de duas espécies: os “fios da urdidura”, que se preparam previamente num aparelho...

Coleção de Estamaps e Aguarelas. Pontinha “H. M. S. Colossus” [desembarque para o Pequeno Ilhéu do Forte de São José]. Aguarela, F. E. Bigge,...

A “debulha” é o processo de extração do grão, que consiste em separar as espigas e desalojar o grão das mesmas. Após a “debulha”, procedia-se à limpeza do grão. Inicialmente, ambas as operações eram...

"O Mice an men" de Hugo Brazão. Lona acrílica com proteção em poliuretano, cordas de nylon e algodão, borracha líquida, estrutura de suporte em ferro...

Litografia, Thomas Picken (litógrafo), Frank Dillon (desenhador), 1850. Créditos: Casa-Museu Frederico de Freitas

O ferro fundido foi uma matéria-prima muito utilizada na produção de utensílios domésticos e, até o século XX, era a matéria-prima privilegiada, em todo o mundo, no fabrico de panelas.Embora muito...

Em destaque algumas notas sobre Barbara Assis Pacheco, representada na coleção do MUDAS.Museu com um desenho a guache e tinta-da-china, datado de 2003.Nasceu em Lisboa em 1973....

Coleção de Estampas e Aguarelas. Convento de São Francisco, Funchal (actual Jardim Municipal). Litografia,Thomas Picken (litógrafo), Frank Dillon...

Os processos e as técnicas de pesca foram, naturalmente, introduzidos pelos primeiros povoadores, assemelhando-se aos existentes em Portugal Continental, embora tenham sofrido algumas alterações, de...

"Em Viagem". Neptune”- Acrílico e carvão sobre tela 160x140 cm. “Nº2”- Acrílico e carvão sobre tela – 180x160...

O Universo de Memórias João Carlos Abreu comemora o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor com a estreia do último poema de João Carlos Abreu cuja temática...

A debulha dos cereais é o processo de extração do grão, que consiste em separar as espigas e desalojar o grão das mesmas.No nosso arquipélago utilizavam-se diferentes técnicas e, consequentemente,...

Em destaque algumas curiosidades sobre Helena Almeida. Figura incontornável no panorama artístico português contemporâneo, Helena Almeida iniciou a sua carreira no...

Em destaque na rubrica “um dia uma obra” algumas curiosidades sobre a artista Susanne Themlitz, representada na coleção do MUDAS.Museu com um conjunto de fotomontagens da...

Antigamente, o linho era semeado, colhido e tratado pelos processos tradicionais, fiado na roca e tecido no tear caseiro, instalado geralmente numa das duas dependências da unidade doméstica rural:...

Os meses de Verão – junho a setembro – época das colheitas, são meses festivos por excelência. Trata-se da “recompensa” final, pelo árduo trabalho tido ao longo do ciclo agrícola anual sendo,...

Coleção de Estampas e Aguarelas. Subindo em direcção ao Monte [carro de bois]. Aguarela, Isabella Hurst de França, 1853-1854.  Créditos:...

Projeto de Media Instalação; Quiosque digital, vídeo e autocarro clássico de transportes públicos; Dimensões variadas.  Créditos: Quinta...

Peça em Destaque. É ao longo do século XVIII que a marcenaria britânica se vai impor na Europa. À arte exímia dos seus marceneiros, junta-se a grande...

Com mais de um século de História os carros de cesto ou carros do Monte, constituem um tipo de transporte único no mundo.Trata-se de um veículo de arrasto, com um assento para duas pessoas,...

O fabrico de pequenas figuras de barro constituiu uma atividade onde se revelaram alguns artistas, muitas vezes desconhecidos, que produziam peças para ornamentação dos tradicionais presépios...

Em destaque algumas curiosidades sobre Jorge Queiroz, na rubrica "um dia uma obra". Nasceu em Lisboa em 1966. Frequentou o Ar.Co. Após uma curta estadia no Royal College of Art, concluiu...

Recipiente cilindriforme, de madeira, talhado num tronco, com tampa, no qual se guardava a carne, submersa na chamada “salmoura”, uma ancestral técnica de conservação dos alimentos em sal. Na sua...

Tradicionalmente, eram confecionados dois tipos de botas: a “bota chã” e a “bota de campo”. A designada “bota-chã”, com pele de cabra e sola de pele de vaca, era generalizada aos dois sexos, mas...

A palha de trigo, utilizada tradicionalmente na nossa ilha para cobrir as casas, era também aproveitada como matéria-prima na produção artesanal.Na freguesia da Ponta do Pargo, concelho da Calheta,...

O relógio de bolso datado do início do século XX pertenceu ao Imperador Carlos d’Áustria, último monarca do Império Austro-Húngaro. O...

Coleção de Estampas e Aguarelas.  Funchal [vista da baía a partir do chamado «Caminho Novo», que atravessava a ponte do Ribeiro Seco e, na época, apenas...

“Meditação: a mulher de madeira” de Daniel Melim. Óleo sobre madeira do Séc. XVII / grafite sobre papel. 160x200 cm - desenho. 147x185 cm -...

|Pormenores no MQC|. No Dia da Mãe apresentamos um pormenor da escultura policromada do século XVI de Nossa Senhora sentada com o Menino ao colo, que integra as coleções...

Na rubrica “um dia uma obra” deixamos algumas notas sobre Manuel Baptista.  Nasceu em Faro em 1936. Licencia-se em Pintura na ESBAL em 1962. De 1962 a 1963 é bolseiro da...

No dia 1 de maio, trazemos-lhe algumas curiosidades sobre José de Guimarães.  Nasceu em 1939 em Guimarães, cidade que lhe viria a dar o nome artístico. Engenheiro...

Coleção de Estampas e Aguarelas. Quinta do Monte. Madeira. Litografia, Andrew Picken (litógrafo e desenhador), ca. 1840.  Créditos: Casa-Museu Frederico...

Atividades Extrativas Pesca. Esta miniatura é uma réplica de uma “baleeira”, embarcação utilizada na “caça aos cachalotes”, atividade...

Em destaque algumas notas sobre René Bértholo (1935-2005), representado na coleção do MUDAS.Museu com várias obras, entre as quais “Croisements”...

Trata-se de uma peça de mobiliário, utilizada, antigamente, nas cozinhas e despensas madeirenses, para guardar alimentos.Conservava-os frescos, visto três das suas faces serem compostas por um aro...

Os anjos que nos guardam.  Anjos (do Álbum Cipriani’s Rudiments of Drawing). Gravura de Francesco Bartolozzi (Florença, 1728 - Lisboa, 1815), sobre desenho de Giovanni...

Na rubrica “um dia uma obra” deixamos algumas notas sobre Álvaro Lapa (1939-2006).  Nasceu em Évora. Foi aluno de duas grandes figuras da cultura portuguesa que...

Apresentamos um pormenor de uma tapeçaria com a representação de cena campestre com grupo de figuras que dançam ao som de uma flauta, tocada por figura masculina que está em cima de uma...

  Esta garrafeira, de criação regional, integra-se numa produção artesanal de peças de embutidos madeirenses. Uma tradição centenária,...

No âmbito do projeto desenvolvido no museu e do qual resultou uma exposição temporária e a edição, em 2019, do livro “Festas e Romarias da...

As Coleções do Museu. Utensilios Domésticos. Ferro de engomar. Este é um modelo de ferro de engomar que funcionava a carvão mineral e que...

Os anjos que nos guardam. Anjo Candelário. Madeira esculpida, estofada, policromada e dourada. Portugal, século 17. Créditos: Casa - Museu Frederico de Freitas.

"Paisagem absoluta" de Sérgio Benedito – Carvão e grafite sobre papel 138 x 78 cm. Créditos: Quinta Magnólia - Centro Cultural  

As Coleções do Museu. Pofissões Tradicionais. Chapeleiro: O “Chapéu dos Carreiros". Desde 1948 que, no número 237 da Rua de Santa Maria, no...

Em destaque na rubrica “um dia uma obra” Fernando Calhau.  Nasceu em Lisboa em 1948. Licenciou-se em Pintura na Escola de Belas Artes de Lisboa, em 1973. Estudou na Slade School of...