LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Editor: DRC | ABM - Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira 
Local e data: Funchal, 2019 
Capa: A vila da Calheta vista sul. Foto João Augusto de Sousa, fins do séc. XIX ou início do séc. XX. 
ISBN: 978-972-648-247-5 

As imagens reunidas no primeiro número desta nova colecção , resultam da mostra alusiva ao concelho da Calheta que o ABM – no âmbito do seu projecto de divulgação “Imagens e Memória” dos concelhos da Madeira – levou a efeito, em Março de 2019, no Mudas – Museu de Arte Contemporânea, acrescidas entretanto com determinados elementos de igual modo relevantes, excluídos daquele evento necessariamente efémero, mas convertido agora numa perene e palpável memória.
São dados a conhecer variados aspectos do secular património edificado neste concelho da «Costa de Baixo» insular, dos antigos núcleos urbanos hoje fatalmente transformados e dos notáveis vultos arquitectónicos, alguns já desaparecidos ou adulturados; revelam-se igrejas e capelas, os seus preciosos recheios, merecendo especial destaque as inestimáveis peças artísticas provenientes da Flandres e os admiráveis tectos de alfarge desses espaços sagrados; apresentam-se curiosos registos do tradicional quotidiano rural de outrora e dos pitorescos panoramas campestres; finalmente, exibem-se as deslumbrantes paisagens do Rabaçal, aprazível estância da «serra» da Calheta coberta de luxuriante vegetação.
As imagens divulgadas integram a Coleção Fotográfica do ABM – COLFOT, criada em 1969 por António Aragão. Foram também utilizadas, entre outras, fotografias de diversos fotógrafos que compõem o acervo do Museu de fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.

capaimagenscalheta1

capaimagenscalheta3

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.