Facebook15EncontroBoasPraticasMuseologicas2023

Notas biográficas (conferencistas e moderadores)


Ana Gandum – Historiadora e artista visual, cujas principais áreas de pesquisa concernem a história das imagens fotográficas, a sua articulação com a cultura material e a reflexão em torno do conceito de arquivo nas práticas artísticas contemporâneas. Em 2005 conclui uma licenciatura em História na Universidade NOVA de Lisboa - FCSH, e em 2007 um master 2 em “Histórias, Poderes, Saberes” na Université Paris 8 – Saint-Denis. É desde 2019 doutorada em Estudos Artísticos – Arte e Mediações também pela Universidade NOVA de Lisboa - FCSH. Do seu currículo destaca a escrita de ensaios e crónicas, a par de exposições com fotografias, objetos e publicações autorais sobre fotografia pessoal e de família. Trabalha desde 2022 na Direção Regional da Cultura da Madeira onde exerce funções de programação cultural. Foi docente em 2020 na Nova-FCSH e é atualmente docente auxiliar convidada na Universidade da Madeira.


Ana Teresa M. de Nóbrega – Licenciada em Ciências da Cultura, com pós-graduação em Estudos linguísticos e culturais e mestrado em Linguística: Sociedades e Culturas, pela Universidade da Madeira. A sua dissertação de mestrado, A cultura baleeira na Madeira: estudo lexical e comparação com os Açores, foi recentemente distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia, na categoria de Projeto Académico. É Diretora do Museu da Baleia da Madeira, desde 2015, Instituição onde trabalha desde o ano 2000. Dedica-se ao estudo do património cultural da atividade baleeira madeirense e tem interesse em alargar estes estudos a outras áreas, numa perspetiva comparativa.


Andreia Filipa Vicência Morgado – natural do Montijo, é licenciada em Ciências da Educação e exerce funções no Museu Quinta das Cruzes desde 2010, na área do serviço educativo.
Entre os anos de 2006 e 2009, integrou o secretariado do Projeto MUSEUMAC – Rede de Museus Madeira, Açores e Canárias, financiado pelo INTERREG III B, onde participou a par com a equipa da extinta Direção Regional dos Assuntos Culturais, entidade responsável pelo projeto, na organização de exposições, conferências e catálogos, entre outras iniciativas em coordenação com as regiões parceiras.
Desde 2006 que participa em congressos, ações de formação e cursos, no âmbito da museologia.
No presente, além do serviço educativo, presta apoio noutras áreas funcionais do Museu Quinta das Cruzes.


Angeles Alemán Gómez (Las Palmas de Gran Canaria) – Doutora em História da Arte pela Universidad Complutense de Madrid. É Professora Titular de História da Arte na Universidad de Las Palmas de Gran Canaria y Académica de número de la Real Academia Canaria de Bellas Artes. Dedica-se à atividade constante de crítica de arte e comissária de exposições, entre as quais se destacam as realizadas em Habana, Sevilha e Madrid, sobre a arte do século XX em Canárias, tema que tem estudado e sobre o qual publicado vários artigos e livros sobre Martin Chirino, Lola Massieu, Manolo Millares, Pino Ojeda e Maud Westerdahl. Entre os livros publicados refira-se: Pino Ojeda, de la Biblioteca de Artistas de Canarias (2019) e “Maud Bonneaud -Westerdahl. La creadora surrealista”, 2021, Mercurio Editorial. Pertence à International Society for the Study of Surrealism, ISSS; às Mujeres en la artes Visuales, MAV; ao Instituto de arte Contemporáneo, IAC, e é patrona da Fundación Canaria Pino Ojeda.


Bernardo Vasconcelos - Bernardo de Vasconcelos é Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade da Madeira e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses (1994), Mestre em Linguística Inglesa (2004) e Doutor em Linguística Aplicada (2007). Completou um MBA Executivo em Gestão de Negócios Internacionais (2012). As suas áreas de investigação incluem linguística de corpora, estudos de género, estudos de tradução, literatura comparada, literatura de viagem e diáspora madeirense. Presentemente. e desde setembro de 2020. em regime de mobilidade como Coordenador do Centro Cultural John Dos Passos, direciona os seus esforços para a sensibilização, na Madeira e fora dela, da importância de Dos Passos e da sua obra e da inerente e vinculativa ligação transatlântica, bem como para o reforço dos laços com todas as instituições, nomeadamente americanas, com as quais o Centro pode trabalhar para atingir esse objetivo.


Carmen Dolores Chinea Brito – Diplomada em Professorado de E.G.B. (1986) e licenciada em História (1989) pela Universidad de La Laguna. A sua trajetória profissional centrou-se, fundamentalmente, em museus e exposições. Desde 1990 que trabalha para o Organismo Autónomo de Museos y Centros (OAMC), dependendo do Cabildo de Tenerife, no Museo Arqueológico e no Museo de Historia y Antropología, onde é subdiretora. Aqui também exerceu a direção do Servicio de la Red Insular de Museos de Tenerife e a docência como tutora de 3 edições da Maestría en Museología y Gestión Cultural (ULL-OAMC).


Desidério Sargo – nasceu na Madeira em 1978, onde vive e trabalha. Licenciado em Artes Plásticas, Pintura pela Universidade da Madeira, concluída em 2002. Como formação complementar em 1999 integrou o Programa Sócrates/Erasmus frequentando a Facultad de Bellas Artes de Castilla-La Mancha, Cuenca – Espanha. Em 2001 desenvolveu, no âmbito do Programa Leonardo da Vinci, em Potenza, Basilicata – Italia: Curso de língua e civilização italiana; Estágio na companhia Gráfica Basileus scarl, ocupando-se da concepção de imagens digitais, quer fotográficas quer em 3D com particular atenção à figura humana; Estágio no Instituto Estadual de Arte, em colaboração, como assistente na docência e Estadia na "Fabrica Artis Giordano". Destacam-se ainda o WorkShop de escultura “Aplicações do molde na Escultura Contemporânea”, por Hermínia Martinez Perez, ISAD; WorkShop de Introdução ao Documentário, por Pedro Sena Nunes, SAAD, UMa; WorkShop “Taller de Autoedición” dirigido pela artista Miriam Shaer, Faculdad de Bellas Artes de Castilla-La-Mancha.
Expõe individual e coletivamente desde 1998. Em 2000 teve Menção Honrosa com a obra “MEMENTO HOMO QUIA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS” no III Salão de Primavera de Artes Plásticas da Madeira, Galeria Inquisição, Funchal. Em 2001 a Opera Segnalata, “ 1 m² di paesaggio” na Extemporânea Inter-regional de Pintura "Carlo Levi", Aliano, Itália. Em 2003 venceu o 1º Prémio Henrique e Francisco Franco com a instalação “23 espelhos” no III Concurso de Artes Plásticas, Casa das Mudas e Voto de Louvor da Assembleia Municipal da Ribeira Brava. Em 2007 destacou-se com o 1º Prémio Henrique e Francisco Franco com a instalação “SORRIA! Está a ser filmado” no V Concurso de Artes Plásticas, Casa das Mudas.


Diana Gonçalves dos Santos – Historiadora de Arte e Técnica Superior na Direção Regional dos Assuntos Culturais/ Governo dos Açores, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. Doutorada em História da Arte Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2014). Tem desenvolvido as suas aptidões profissionais através de várias formações complementares, destacando-se a conclusão do Programa Executivo em Gestão e Museologia na Católica Lisbon Business and Economics. Trabalhou em diversos projetos culturais promovidos por organismos públicos e privados nacionais, como Estudos e Projetos Museológicos, Estudos e Conservação de Património Cultural, e projetos de Turismo Cultural, integrando equipas multidisciplinares. Desde 2015, exerce atividade na Região Autónoma dos Açores, tendo desempenhado funções de coordenadora do serviço de exposições e conservadora da coleção de Arte Contemporânea no ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas, na ilha de São Miguel. É também investigadora integrada do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, afeta à Az – Rede de Investigação em Azulejo.


Francisco Clode de Sousa – Licenciado em História – variante História de Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Pós-Graduado em Museologia. Foi autor e comissário de numerosas exposições sobre o património artístico da Ilha da Madeira, abracando obras do século XVI a XX. Foi fundador e diretor do Museu de Arte Contemporânea do Funchal – Fortaleza de São Tiago e autor de numerosos projetos de musealização e requalificação museológica, na Madeira. Projetos sob a sua coordenação receberam prémios da APOM, do ICOM, da Gulbenkian – Património: Maria Tereza e Vasco Vilalva, e da Europa Nostra. É autor de livros e diversos artigos. É diretor de Serviços de Património Cultural / Direção Regional da Cultura.


Francisco dos Reis Maduro-Dias - natural de Angra do Heroísmo, ilha Terceira Açores, é licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com pós-graduações em Museologia Social pela Universidade Autónoma de Lisboa e Gestão e Conservação da Natureza pela Universidade dos Açores.
Foi diretor do Gabinete da Zona Classificada Património mundial de Angra do Heroísmo, diretor do Museu de Angra do Heroísmo, presidente da Comissão Executiva da Rede de Museus e Colecções Visitáveis dos Açores, e professor da cadeira de Antropologia e Etnografia, na Universidade dos Açores.
É colaborador do IITAA (Instituto de Investigação e Tecnologias Agrárias e do Ambiente – Universidade dos Açores) e desenvolve projetos no âmbito da valorização do Património Cultural, Património Natural e qualificação do Turismo Cultural e da Paisagem.
Membro da Academia Portuguesa da História, do Instituto Histórico da Ilha Terceira e correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, entre outras instituições.
Desde cedo ligado ao património, comunicação cultural e aos museus, foi considerado Personalidade do Ano, pela Associação Portuguesa de Museologia, em 2016.
Conta com bibliografia, publicada em Portugal e no estrangeiro, sobre Museologia, Património Cultural edificado e Natural e os seus contextos.
É Empresário na área do Turismo de Habitação, desde 2012.


Gabriela Nóbrega Neves – (1982), é licenciada em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira (2005), tendo iniciado, no mesmo ano, a sua atividade profissional, como estagiária, no Museu Quinta das Cruzes, na área do Serviço Educativo.
Entre 2006 e 2009 colaborou com a equipa da Direção Regional dos Assuntos Culturais / Direção de Serviços de Museus, responsável pelas diversas ações do projeto comunitário MUSEUMAC – Rede de Museus Madeira, Açores e Canárias, projeto financiado pelo INTERREG IIB / FEDER.
Desde 2010, integra os quadros da Direção Regional da Cultura, desenvolvendo a sua atividade profissional no Museu Quinta das Cruzes, dedicando-se à área da Mediação Cultural.


Graça Alves – Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa. Foi professora, desenvolveu projetos ligados à Literatura, aos Estudos insulares e às Histórias de Vida, no Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, entre 2010 e 2019. Foi Diretora de Serviços de Museus e Centros Culturais, até 2023. É diretora do Museu de Arte Sacra do Funchal. Foi vencedora de alguns prémios literários e é autora de várias obras, coautora de alguns ensaios sobre literatura, memórias, estudos insulares e histórias de vida, escreveu contos para várias coletâneas, tem artigos publicados em jornais e revistas nacionais e estrangeiras e mantém uma crónica num jornal madeirense.


Helena Alexandra Mantas – Doutorada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Licenciou-se em História, variante História da Arte, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, obteve o grau de Mestre na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Arte, Património e Restauro. Fez a pós-graduação em Museologia pela Universidade de Évora. Dirige o Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural da Direção da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, desde 2012, sendo responsável pela programação cultural e educativa do Museu de São Roque, Biblioteca e Arquivo Histórico da instituição. É docente na licenciatura em Artes Plásticas da Universidade Lusófona onde leciona História da Arte e cultura visual.


Helena Cristina P. Sousa – Professora licenciada em Artes Plásticas/ Pintura. Desempenha funções técnico-pedagógicas no Serviço Educativo da Casa-Museu Frederico de Freitas desde o ano letivo 2001/2002.


João Mourão – Diretor do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, São Miguel – Açores. Foi co-curador da Representação Oficial Portuguesa na Bienal de Veneza, 2022. No seu percurso, enquanto curador, trabalhou com instituições e apresentou exposições em Londres, Roma, Dubai, Cidade do México, Buenos Aires, São Paulo, Antuérpia e Madrid. Foi anteriormente Diretor das Galerias Municipais e Diretor do Departamento de Ação Cultural da Câmara Municipal de Lisboa. Foi professor convidado na Universidade Católica do Porto – Escola das Artes e na Universidade Nova de Lisboa.


João Manuel Martins Neto - Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), é licenciado em História pela Universidade Lusíada de Lisboa e pós-graduado em Direito do Património pela Faculdade de Direito de Universidade de Lisboa.
Com mais de 26 anos de carreira, soma diversas experiências na área da museologia e curadoria nacional e internacional, com especial foco nas temáticas da saúde, farmácia e história.
É enquanto Diretor de dois museus em Lisboa e no Porto (Museus da Farmácia) que se dedica à aquisição de coleções internacionais, à montagem de exposições e a programas de conservação, onde a perspetiva global adquirida pela sua experiência valorizaram significativamente a museologia aliada à saúde e à ciência e, consequentemente, a sociedade.


Luísa Catarina Freitas Andrade - Professora licenciada em Geografia, especializada em Urbanismo. Desempenha funções técnico-pedagógicas no Serviço Educativo da Casa-Museu Frederico de Freitas desde o ano letivo 2020/2021.


Manuel Francisco Costa Júnior – Licenciado em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa, da Universidade Clássica de Lisboa. Concluiu, em 1988/89, o Ramo de Formação Educacional, pela Faculdade de Letras de Lisboa. Em 1990 concluiu o Estágio Pedagógico para a docência, na Escola Secundária de Sacavém. Exerceu funções de docência na Escola Preparatória das Lajes do Pico, na Escola Secundária de Caneças, na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, na Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico. Exerce, desde 2000, o cargo de Diretor do Museu Regional do Pico. Exerce, e a função de Presidente da Comissão Consultiva do Património Baleeiro Regional. É, desde 2023, Coordenador da Comissão Executiva da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores. Foi Vogal da Comissão Diretiva da Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico, Património Mundial da Unesco, entre 2006 e 2008. Foi Vogal do Conselho de Gestão do Parque Natural da Ilha do Pico, entre 2008 e 2012. Foi Presidente da Assembleia Municipal das Lajes do Pico entre 2013 e 2021.


Márcia Sousa - Licenciada em Artes Plásticas, variante Pintura, via científica (pré-Bolonha), pela Universidade da Madeira, com Pós-Graduação em Conservação e Restauro do Património Cultural, pela Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa e Mestre em Ensino das Artes Visuais, 3.º Ciclo e Secundário, pela Universidade da Madeira. Frequentou o 1º ano do Curso de Doutoramento em Museologia da Universidade Lusófona onde é ainda investigadora associada do CeiED. Presentemente frequenta o Curso de Doutoramento em Estudos de Património na variante Museologia, na Universidade de Letras do Porto. Dirige desde 2017 do MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, instituição que coordenava desde Novembro de 2016. Exerce funções na área da museologia desde 2005 como técnica superior, responsável pela coordenação dos departamentos pedagógicos, de conservação e inventário do Museu de Arte Contemporânea do Funchal, actual (MUDAS.Museu), tendo acompanhado os processos de transferência de espólio e a implementação do actual Museu na Calheta. Colabora tecnicamente na preparação dos projectos apresentados pelo Museu desde 2005. Colaborou e assessorou tecnicamente dezenas de exposições da referida instituição tendo também a seu cargo a curadoria de alguns desses projectos. Está representada com textos em publicações dedicadas às áreas das artes plásticas e da museologia, participado, com regularidade enquanto prelectora em conferências e palestras, subordinadas a estes temas.


Maria João Ferreira – É técnica superior do Museu de São Roque, em Lisboa, desde 2019. É doutorada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2011), investigadora do CHAM - Centro de Humanidades da Universidade NOVA FCSH-UAc e membro do CIETA - Centre d'Étude des Textiles Anciens. Tem colaborado em diversos projetos de investigação, lecionou várias disciplinas em diferentes universidades portuguesas e os seus estudos têm-se focado na produção, circulação e consumo de têxteis em Portugal durante o período Moderno, em particular de chineses para o mercado de exportação, no âmbito do qual publicou mais de 80 estudos, entre livros, capítulos de livros, artigos, entradas de catálogo e de dicionários.


Marisa Santos – Licenciada em Comunicação Social, vertente Comunicação Cultural, com pós-graduação em Estudos Europeus e mestrado em Ciência Política Europeia. Gestora Cultural e de Comunicação na Direção Regional da Cultura, desde 2000, tendo desenvolvido projetos como o Dicionário de Autores Madeirenses, Município da Cultura, Agenda Cultural, Portal Madeira Cultura, Intercâmbio Cultural entre Madeira e Áustria, Mercado do Livro Madeirense, Mercado de Arte, entre outros. Desempenha atualmente o cargo de Chefe de Divisão Divulgação e Promoção de Espaços Culturais na Direção Regional da Cultura. É formadora nas áreas da comunicação, relações públicas, cidadania, empreendedorismo, comunicação com o cliente, negociação.


Ricardo Araújo - Licenciado em Biologia - Ramo Recursos Faunísticos e Ambiente pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1992). Recebeu o título de Especialista em Ambiente (2007), pela Ordem dos Biólogos. Em Setembro de 1993 ingressou no Museu de História Natural do Funchal como conservador, sendo em 2000 nomeado Diretor desta instituição, mantendo este cargo até junho de 2017, cargo que volta a assumir em 2020 até à presente data. É atualmente também conservador da coleção científica de invertebrados marinhos deste museu. No plano científico é especialista em taxonomia de crustáceos decápodes e desenvolve vários trabalhos em ecologia costeira. Tem vários trabalhos publicados na área das ciências do mar, em especial sobre peixes e crustáceos, com descrição de espécies novas para o arquipélago da Madeira e para a ciência. Tem participado em vários projetos e expedições de natureza científica, quer como investigador quer como coordenador. Tem colaborado como consultor em vários estudos de impacte ambiental e em vários planos de ordenamento e de conservação da natureza. É coeditor das revistas científicas Boletim do Museu de História Natural do Funchal e Bocagiana.


Rita Rodrigues – Doutorada em Estudos Interculturais; Mestre em História / História da Arte, pela Universidade da Madeira; e licenciada em Artes Plásticas / Pintura pelo Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. Desenvolve investigação na área da pintura, imaginária e talha dos séculos XVI-XIX, e da encomenda artística, no Arquipélago da Madeira.
É autora de livros, artigos em dicionários, revistas, catálogos e guias patrimoniais. É investigadora integrada do centro de investigação ARTIS do Instituto de História da Arte / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro do CIERL – Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira. É chefe de Divisão de Estudos do Património / Direção Regional da Cultura.


Sara Canavezes - A representar os museus integrantes da Divisão de Bibliotecas e Museus da Câmara Municipal do Funchal, Sara Canavezes técnica superior de História da Arte, uma profissional dedicada à causa de preservação e divulgação do património cultural, móvel e imóvel. Com uma formação académica sólida, tendo concluído sua licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2015, e posteriormente, concluindo o mestrado em Gestão Cultural na Universidade da Madeira, debruçado sobre as problemáticas da Teoria da Reprodutibilidade Artística, completado em fevereiro de 2019. Desde então, Sara tem contribuído ativamente para o enriquecimento cultural como membro do Departamento da Cultura, realizando inventário e investigação dos bens municipais e trabalho de comunhão e planeamento entre o Museu A Cidade do Açúcar, Museu Henrique e Francisco Franco, Estação do Monte e Teatro Municipal Baltazar Dias. Recentemente, coordenou, em parceria com a Dra. Carla Gouveia, a edição do catálogo do Museu A Cidade do Açúcar.


Vítor do Castelo - Licenciado em Antropologia Aplicada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), tendo realizado Estudos Especializados (Pós-Graduação) em Património, Museologia e Desenvolvimento pela Universidade dos Açores. Realizou ainda especializações em Essential digital skills for museum professionals (MOOC) e em Digital Collections Curator. Atualmente, frequenta a Pós-Graduação em Património, Gestão e Participação.
Exerce funções no Museu de Angra do Heroísmo, tutelado pela Direção Regional dos Assuntos Culturais, e é assistente convidado da Universidade dos Açores.
No âmbito do desempenho das suas funções profissionais, é coordenador da Biblioteca e Centro de Documentação, assumindo igualmente a gestão de coleções, revendo e desenvolvendo processos de inventariação, informatização, organização e conservação de acervos museológicos e bibliográficos.
Desenvolveu programas museológicos de exposições sobre várias áreas temáticas, com especial incidência em temas relacionados com a história da ilha Terceira, em particular, e dos Açores, em geral.
Assume a função de Delegado da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), no Arquipélago dos Açores, desde 2016.
É formador certificado e membro de diversas instituições culturais. Frequentou diversos cursos e ações de formação em instituições regionais, nacionais e estrangeiras nas suas áreas de interesse. Participou e colaborou em artigos, conferências e colóquios na área cultural.


Vitor Emanuel Tavares Reis – Licenciado em História pela Universidade dos Açores (2009-2012). Mestre em História Insular e Atlântica (Sécs XV-XX) (2013-2016), com a dissertação “Os Investimentos públicos em São Miguel no último quartel do Século XIX”. No presente, frequenta o Doutoramento em História Insular e Atlântica (Sécs. XV-XX), e encontra-se em fase de elaboração d tese de doutoramento, intitulada “A Imprensa e a sua difusão nas ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Graciosa, a partir de meados do século XIX.”. É investigador integrado do CHAM AÇORES e Técnico Superior no Museu Francisco de Lacerda (Desde 2019 até ao presente), afeto ao Pólo Museológico da Igreja de Santa Bárbara.

 

Logotipos

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.