outubro   2026
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

4.º Seminário DRABL/CEHA-AV | Recursos Hídricos – Captação, Uso e Património

4.º Seminário DRABL/CEHA-AV | Recursos Hídricos – Captação, Uso e Património

A Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro (DRABL), através do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), promove, no último trimestre de 2026, um ciclo de sete seminários dedicados à história, cultura e património, com enfoque em temáticas regionais e nacionais.
As sessões contam com a participação de investigadores do CEHA-AV e de especialistas de várias universidades e instituições científicas, promovendo a partilha e a divulgação do conhecimento científico.
A sessão propõe uma reflexão sobre a importância histórica, cultural e territorial dos recursos hídricos, abordando os sistemas de captação e distribuição de água, as formas de gestão e utilização ao longo do tempo e o património material e imaterial a eles associado, com particular enfoque no Noroeste de Portugal e na Madeira.

Programa (conferências):
-Francisco da Silva Costa | «Património e Cultura da Água no Noroeste de Portugal: Uma Leitura a Partir do Projeto Archiv-Ave»
-Paulo Ladeira | «Recursos Hídricos na Madeira – Da Necessidade ao Lazer (Séculos XIX e XX)»

A assistência aos seminários é livre e gratuita. Os(as) interessados(as) deverão inscrever-se por intermédio do seguinte endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar..

Informação do evento

Data sexta-feira, 30 de Out.
Local Centro De Estudos Historia do Atlântico

Localização no mapa