LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Centro Cultural John Dos Passos

Passos1O Centro Cultural John Dos Passos foi inaugurado a 20 de Setembro de 2004, em cerimónia presidida pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, e contou com a presença de Lucy Dos Passos Coggin, Rodney Coggin e Lara Dos Passos Coggin, respetivamente, filha, genro e neta do escritor americano descendente de um emigrante da Ponta do Sol.
O imóvel de origem, a Villa Passos, situado bem no coração da vila da Ponta do Sol e constituindo um ex libris do património edificado e histórico da vila, pertenceu a familiares de Manuel Joaquim Dos Passos, nascido em 1812, avô paterno de John Dos Passos e que emigrou para os Estados Unidos em 1830. Foi adquirido pelo Governo Regional da Madeira em 1996 a Maria Amália Pitta Telles, última proprietária da Villa Passos, na altura a residir na Venezuela.
Prédio construído na primeira metade do século XIX, a Villa Passos, foi objeto, então, alvo de um delicado processo de recuperação, mantendo, porém, a traça original dos finais dos anos 30, altura em que sofreu as derradeiras alterações pelo seu último inquilino, Dr. Fortunato Pitta, pai de Maria Amália Pitta Telles. Dessas obras resultou o atual Centro Cultural John Dos Passos com espaços de múltiplas valências, estando, em alguns deles, sediadas associações culturais e outras entidades do Concelho.
No âmbito dos seminários e conferências, individualmente ou em parceria com outras entidades públicas e/ou privadas, o Centro organiza uma conferência anual nas áreas que estiveram na génese da sua criação: John Dos Passos, Emigração e Cultura. Organiza, também e sempre que pertinente, palestras e workshops.
Será, igualmente, espaço de acolhimento, entre 1 de fevereiro e 30 de junho de 2021, e em parceria com a Startup Madeira, da área cowork do projeto-piloto Digital Nomad Village que esta criou no âmbito do seu projeto mais alargado Digital Nomads Madeira.
Nas atividades orientadas pelos Serviços Educativos, privilegiam-se os encontros intergeracionais, as sessões de cinema e as visitas guiadas e são realizadas atividades especificamente destinadas às crianças do Concelho, onde se dá especial destaque aos livros, à leitura e à Biblioteca Dra. Carmo da Cunha Santos.


ESPAÇOS DO CENTRO CULTURAL
O Centro Cultural John Dos Passos é composto por espaços diversos que acolhem exposições temporárias, uma sala de exposição permanente dedicada a John Dos Passos, dois espaços museológicos sempre visitáveis, uma sala de reservados, a Biblioteca Dra. Carmo da Cunha Santos, que conta também com a extensa obra do autor, e um auditório onde se desenvolvem as mais variadas atividades culturais. Ao longo de todo o ano, o Centro Cultural John Dos Passos promove e acolhe atividades diversas ligadas à música, dança, teatro e cinema e, ainda, exposições de pintura e de fotografia, privilegiando artistas e colecionadores do Concelho, locais ou estrangeiros, que, assim, dão a conhecer a sua arte a um público mais alargado.

Saber mais


JOHN DOS PASSOS
O escritor John Roderigo Dos Passos nasceu em Chicago, Illinois, EUA, a 14 de janeiro de 1896. Neto de um pontassolense, ao longo da sua vida sempre mostrou interesse e orgulho nas suas raízes madeirenses tendo visitado a ilha da Madeira em 1905, 1921 e 1960. O seu último livro intitulado The Portugal Story: Three Centuries of Exploration and Discovery é precisamente um tributo às suas origens.

Saber mais


Cartaz PremioJDP Final webscreenPRÉMIO JOHN DOS PASSOS
O Prémio John Dos Passos, na sua primeira versão, foi inicialmente patrocinado em parceria entre a Câmara Municipal de Ponta do Sol e a antiga Direção Regional dos Assuntos Culturais, através da Biblioteca John Dos Passos, e que teve apenas 3 edições que premiaram, respetivamente: 1ª Edição (2007) - Modalidade Prosa de Ficção, o livro O Acidente, de Mário Cabral; 2ª Edição (2009) - Modalidade Ensaio Histórico ou Ensaio Literário, a obra História Contemporânea de Portugal. Do 25 de Abril à Actualidade, de António José Telo; 3ª Edição (2011) - Modalidade Prosa de Ficção, o livro Jerusalém, de Mia Couto.
Foi retomado em 2019 pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, através da Direção Regional de Cultura e do Centro Cultural John Dos Passos por se considerar que “importa levar mais longe a memória e a obra do escritor John Dos Passos e, simultaneamente, incentivar a produção literária e a investigação histórico-literária, sendo que a instituição de um prémio literário dedicado ao citado autor revela-se com um meio adequado e eficaz” (JORAM, I Serie - N.º 045, 2019/03/20, 2º Suplemento, Regulamento Prémio John Dos Passos).
Assim, a 4ª edição do Prémio (2019), subordinada à Modalidade Ensaio Histórico ou Literário, premiou a obra O Século dos Prodígios – A Ciência no Portugal da Expansão, de Onésimo Teotónio Almeida.
Neste ano de 2021, o vencedor da 5ª Edição do Prémio John Dos Passos na Modalidade Literária – Prosa de Ficção (Romance ou Antologia de Contos) foi Oração a que faltam joelhos, de Jacinto Lucas Pires.

Saber mais


NOTAS DE IMPRENSA

Abertura das candidaturas ao “Prémio John Dos Passos” 2021.
Diário de Notícias da Madeira (11.03.2021)

PUBLICAÇÕES
[em actualização]

GALERIA FOTOGRÁFICA
[em actualização]

Tutela:
Direção Regional da Cultura

Morada:
Rua do Príncipe D. Luís, n.º 3
9360-218 Ponta do Sol

Telefone:
(351) 291 974034

Fax:
(351) 291 974036

E-mail:

Website:
https://cultura.madeira.gov.pt/centro-cultural-john-dos-passos

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta: 09.00-12.30 e das 14.00-17.30
Encerrado: Sábados, Domingos e Feriados.