LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

MUSEUS NATAL Dez2021OndeEstamosNatal2021(…) É esta a quadra por excelência dos divertimentos: as guitarradas, o fogo de artifício, as bombas e a visita às «lapinhas» pela boca da noite, com o pretexto muitas vezes de se jogar às cartas até a desoras, sob o patrocínio do Menino Jesus, colocado no cimo de um altar armado sobre uma mesa que fica geralmente situada num ângulo da melhor sala da casa, quer seja rica ou humilde.
Gouveia, Horácio Bento de, O Natal na Cidade. A festa no Campo, Seleção de textos de Nelson Veríssimo, SRTC, Funchal, 2001, pp 73-74.

Na Madeira, o Natal é a Festa. Esta é uma das celebrações mais importantes do povo madeirense. A sua preparação sempre se revestiu de grandes preparativos e de rituais muito próprios. 
A armação do presépio ou lapinha, como se designa popularmente no arquipélago constitui um dos rituais simbólicos com mais tradição, nesta época, e retrata a vida de um povo orgulhoso das suas tradições. As visitas às lapinhas tinham lugar nas oitavas da Festa: as famílias abriam as suas casas a familiares e vizinhos e partilhavam as broas e os licores da Festa. 
A tradição cristã do Natal serviu de inspiração para muitos artistas. Nos Museus da Madeira, podem ver-se magníficos exemplares de pintura e retábulos portáteis de origem flamenga, caixas de presépio, coleções de figuras em barro policromado e de Meninos Jesus, presépios de escadinha, recriações de presépios tradicionais. 
Propõe-se, portanto, uma visita às lapinhas dos Museus do Funchal, ao Mudas. Museu de Arte Contemporânea, na Calheta, e ao Museu Etnográfico da Madeira, na Ribeira Brava, que apresenta a Lapinha do Caseiro, um dos presépios mais icónicos da Ilha. 

Graça Alves
Diretora de Museus e Centros Culturais da Madeira

9 de dezembro 2021 a 15 de janeiro 2022.  O Natal é a época do ano mais intensamente vivida...

Exposição permanente.  O Museu de Arte Sacra possui uma coleção que remete para a quadra...

14 de dezembro de 2021 a 22 de janeiro de 2022.  Tal como a armação do presépio, a chamada...

9 de dezembro 2021 a 15 de janeiro 2022.   O Museu Quinta das Cruzes possui, no seu...

9 de dezembro 2021 a 15 de janeiro de 2022.  O Universo de Memórias João Carlos Abreu...

19 de dezembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022.  A obra de Daniel Vasconcelos Melim,...

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.