LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

CMFFDez20219 de dezembro 2021 a 15 de janeiro 2022. 

O Natal é a época do ano mais intensamente vivida pelos madeirenses. Os convívios familiares e entre amigos multiplicam-se nas casas enfeitadas. É esse o espírito que se pretende preservar na Casa-Museu Frederico de Freitas ao abrirmos as nossas portas com um percurso especialmente concebido para valorizar o acervo ligado ao Natal.
No tempo do Dr. Frederico de Freitas a Casa da Calçada apresentava-se particularmente atrativa. As grandes limpezas deixavam as madeiras, os metais, os vidros e os cristais a brilhar. Os presépios saíam dos armários e exibiam-se por entre verduras e enfeites. Deliciosas receitas tradicionais eram preparadas e saboreadas nas mesas de jantar e do chá adornadas com as melhores loiças, cristais e bordados. É assim que a Casa-Museu se apresenta e são essas as memórias que inspiram o “O Natal na Casa da Calçada”.
Interessantes e variados presépios, de origem regional e nacional, datados dos séculos XVIII, XIX e XX, são montados pelos diversos espaços da Casa. Merecem especial realce as imagens do Menino Jesus entronizado em escadinhas, as caixas de presépio do século XVIII e XIX e o grande presépio de rochinha. Nas Salas de Jantar e do Chá belos serviços de faiança inglesa, pratas, cristais e bordados, são mostrados unicamente nesta quadra e exibem-se sobre as mesas montadas a preceito. Tudo fica pronto para usufruir e celebrar a Festa. O objetivo é relembrar vivências, requintes e usos passados, lançando o convite “venham conhecer os nossos Nascimentos”, tal como dizia o Dr. Frederico de Freitas.
A visita aos presépios na Casa-Museu Frederico de Freitas é gratuita, de 9 de dezembro a 16 de janeiro, de terça a sábado, entre as 10h00 e as 17h30. As visitas guiadas realizam-se para grupos, com o mínimo de 6 pessoas, sob marcação prévia através dos Serviços Educativos.


PRESÉPIO DE ESCADINHA
Menino Jesus, madeira policromada e dourada, Portugal, séc. XVIII. 
Pastores, barro policromado, Portugal, séc. XX. 

IMAGEM 11


PRESÉPIO DE ROCHINHA (PORMENOR)
Nascimento com anjos, barro policromado e dourado, Portugal séc. XVIII. 

IMAGEM 12


 MESA DE JANTAR

IMAGEM 13

9 de dezembro 2021 a 15 de janeiro 2022.  O Natal é a época do ano mais intensamente vivida...

Exposição permanente.  O Museu de Arte Sacra possui uma coleção que remete para a quadra...

14 de dezembro de 2021 a 22 de janeiro de 2022.  Tal como a armação do presépio, a chamada...

9 de dezembro 2021 a 15 de janeiro 2022.   O Museu Quinta das Cruzes possui, no seu...

9 de dezembro 2021 a 15 de janeiro de 2022.  O Universo de Memórias João Carlos Abreu...

19 de dezembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022.  A obra de Daniel Vasconcelos Melim,...

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.