LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

MASFDez2021Exposição permanente. 

O Museu de Arte Sacra possui uma coleção que remete para a quadra natalícia: conjunto considerável de representações em pintura e escultura associadas à Imaculada Conceição de Maria; o Anúncio do nascimento de Jesus do Anjo Gabriel à Virgem Maria; a visitação de Maria à sua prima, Santa Isabel. As cenas designadas por “natividade” remetem para o nascimento de Jesus Cristo e têm como figuras principais o Menino Jesus, Maria e José. Frequentemente são acrescidas à composição outras figuras ou cenas como a adoração dos anjos, dos pastores e dos Reis Magos.

 

 

 


São Nicolau 

São Nicolau (bispo) é um santo de grande popularidade, cuja caridade e bondade sobretudo com as crianças deram origem, mais tarde, à figura do Pai Natal. 
Está associado a muitos milagres e lendas. Entre eles, a ressurreição de três rapazes que haviam sido esquartejados e colocados em salmoura, o salvamento de um grupo de marinheiros naufragados ou o impedimento da execução de três militares injustamente condenados. Também ficou conhecido por salvar da desonra três donzelas, atirando em segredo três sacos de moedas de ouro pela janela. Todos estes acontecimentos estão à espera de ser desvendados na pintura de São Nicolau que integra a coleção do MASF.

MASF25 AFFD 00511


Imaculada Conceição de Maria 

Apesar da preparação do Natal começar nas quatro semanas que antecedem o Natal (Advento), o dia 8 dezembro marca, para muitos madeirenses, o início dos festejos e preparações para a “Festa”. 
A devoção à Imaculada Conceição da Virgem Maria tem longa tradição entre os cristãos, tendo sido definida a sua festa universal a 8 de dezembro ainda durante o séc. XV. Pela Bula Ineffabilis Deus, o Papa Pio IX declara a Imaculada Conceição como dogma da Igreja Católica em 1854. 
No MASF podemos encontrar um conjunto considerável de representações em pintura e escultura associadas à Imaculada Conceição de Maria, na sua maioria, anteriores à declaração do dogma. Vejamos por exemplo: o abraço de São Joaquim e Santana diante da Porta Dourada ou as representações da Virgem, com a lua crescente aos pés e por vezes, coroada de estrelas.

MASF25 AFFD 00512


Anunciação

O Anúncio do nascimento de Jesus do Anjo Gabriel à Virgem Maria é tema frequente na arte cristã. Irá encontrar diversas representações sobre da “Anunciação”, especialmente na coleção de pintura flamenga.

MAS351


Visitação

Depois do anúncio do Anjo Gabriel, Maria visita sua prima Isabel a quem tinha sido concedida a graça de gerar, na velhice, um filho (São João Batista). Maria acompanhou Isabel nos últimos meses da gravidez.

MASF12 AFFD 00111


Natividade

As cenas designadas por “natividade” remetem para o nascimento de Jesus Cristo e têm como figuras principais o Menino Jesus e seus pais Maria e José. Frequentemente são acrescidas à composição outras figuras ou cenas como a adoração dos anjos e dos pastores ou a vaca e o burro cuja representação reporta à sua referência nos evangelhos apócrifos.

MASF26 AFFD 01052


Epifania do Senhor (Reis)

Conta-nos o Evangelho de São Mateus que chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do oriente, seguindo uma estrela. Procuravam pelo Rei dos Judeus.

MASF34 AFFD 06291

 

Voltar à página inicial

 

9 de dezembro 2021 a 15 de janeiro 2022.  O Natal é a época do ano mais intensamente vivida...

Exposição permanente.  O Museu de Arte Sacra possui uma coleção que remete para a quadra...

14 de dezembro de 2021 a 22 de janeiro de 2022.  Tal como a armação do presépio, a chamada...

9 de dezembro 2021 a 15 de janeiro 2022.   O Museu Quinta das Cruzes possui, no seu...

9 de dezembro 2021 a 15 de janeiro de 2022.  O Universo de Memórias João Carlos Abreu...

19 de dezembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022.  A obra de Daniel Vasconcelos Melim,...

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.