O tema deste ano, “Museus, Educação e Investigação”, sublinha o papel fundamental das instituições culturais na oferta de uma experiência educativa holística. O dia apela a um mundo mais consciente, sustentável e inclusivo.
Os museus são centros educativos dinâmicos que fomentam a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico. Em 2024, o ICOM reconhece o seu contributo para a investigação, proporcionando uma plataforma para a exploração e a divulgação de novas ideias. Da arte e da história à ciência e à tecnologia, os museus são espaços vitais onde a educação e a investigação convergem para moldar a nossa compreensão do mundo.
Com entradas gratuitas neste dia, venha conhecer toda a programação dos museus e espaços culturais da Direção Regional da Cultura.
Museu Quinta das Cruzes
Dia Internacional dos Museus
O Museu Quinta das Cruzes associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) com uma programação direcionada, sobretudo, para as famílias com a realização de uma visita lúdico-pedagógica em formato de peddy paper, inspirada na temática lançada pelo ICOM no contexto desta efeméride para este ano, intitulada “Museus, Educação e Investigação”. A par das propostas educativas serão lançadas no site do museu e disponíveis na receção do museu alguns exemplares das edições n.º 17 do Boletim MQC e n.º 14 do Infantil.
Programação
10h00 às 13h30 e das 13h30 às 17h30 – Abertura ao público. Entrada gratuita
10h00 – Lançamento online dos boletins MQC n.º 17 e infantil n.º 14
11h00 às 12h30 – Atividade para famílias “O Objeto Mistério”
15h00 às 16h30 – Destinatários: famílias com crianças a partir dos 6 anos
Participação sujeita a inscrição*
Noite Europeia dos Museus
Em 2024 celebra-se, em simultâneo com o Dia Internacional dos Museus, a 20ª edição da Noite Europeia dos Museus, iniciativa do Ministério da Cultura Francês e na qual o Museu Quinta das Cruzes participa oficialmente desde 2005, com a abertura da exposição permanente em horário noturno e oferta de concertos, visitas guiadas e atividades de diversa natureza.
O evento de abertura desta noite comemorativa será um baile oitocentista que irá decorrer numa das salas de exposição realizado pela Associação Cultural, Recreativa e Artística “Baile Histórico”, inspirado na função primitiva da casa onde está instalado o museu que serviu, ao longo de quase 6 séculos, como moradia de nobres famílias.
Ao longo da noite serão realizadas três visitas guiadas gerais à exposição permanente, sob o tema “As Artes Decorativas”, direcionadas para o público em geral.
Para o público mais jovem, o museu tem disponível o jogo “Exploradores Digitais”, que consiste numa aplicação para telemóvel com acesso através de QR-code (colocado na receção do museu), através do qual as crianças e jovens poderão conhecer a coleção sob a forma de visita-jogo.
Ainda no âmbito desta efeméride e a par da programação museológica, o museu conta ainda com o apoio da Cafetaria Bistrô Quinta das Cruzes que estará aberta com um menu específico para o serviço de jantar, acompanhado por música ao vivo, com a presença de Miguel Pires. [Reservas para jantar: Tel. 291 772 370 | email: ].
Programação
19h00 às 0h00 – Abertura ao público. Entrada gratuita
19h30 – Baile Histórico (Associação Cultural Recreativa e Artística)
Local: sala 12 (R/C)
Entrada livre
20h30 – “As Artes Decorativas”. Visitas guiadas à exposição permanente
21h30 – Duração: 45 minutos
22h30 – Entrada livre
0h00 – Encerramento
* Informações adicionais sobre a programação, por favor contactar o museu através do telefone 291 740 670 ou através do email .
Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's
Visitas guiadas
Serão realizadas 6 visitas comentadas com um mínimo de 5 participantes e um máximo de 15.
As 6 visitas serão repartidas nos seguintes horários:
10h00 | 12h00 | 14h00 | 16h00 | 18h00 | 20h00
É necessário efetuar inscrição prévia através do telefone 291 145 325
Desafios redes sociais
No decorrer da semana anterior será publicado um desafio diário nas redes sociais do museu e, o primeiro a acertar, é premiado com uma visita à torre do museu acompanhado por um dos nossos técnicos.
As visitas serão realizadas pela Paula Jardim nos seguintes horários:
11h00 | 12h00 | 15h00 | 17h00
Demonstrações de técnicas históricas de revelação de fotografia
Sessões de revelação de fotografia segundo a técnica de gelatina e sais de prata nos seguintes horários:
11h15 | 14h00 | 17h30
Limitado a um máximo de 5 pessoas por sessão.
É necessário efetuar inscrição prévia através do telefone 291 145 325
Demonstrações de Cianotipia - processo de impressão fotográfica em tons azuis nos seguintes horários:
11h00 | 15h00
Cafetaria
Grupo musical Melro Preto a partir das 20h30 na cafetaria do museu
Horário do museu desse dia: 10h00 às 22h00
Convento de Santa Clara
No dia 18 de Maio (Dia Internacional dos Museus), o Convento de Santa Clara – Monumento visitável vai associar-se à celebração dos 126 anos de presença missionária da Congregação das Franciscanas Missionárias de Maria Congregação na Madeira e no Convento de Santa Clara do Funchal, assim como dos 95 anos de fundação da Escola-Creche de Santa Clara (atual Infantário Semi-Internato de Santa Clara).
Inauguração de uma exposição temporária sobre a história da congregação e da creche/infantário no Convento, realizada em parceria com a Direção Regional da Cultura, e que ficará patente ao público até 14 de julho.
As áreas visitáveis estarão abertas aos convidados e participantes deste evento, de forma gratuita.
Saber mais
Quinta Magnólia – Centro Cultural
Sessão Científica - Centro de Procriação Médica Assistida
A Quinta Magnólia – Centro Cultural numa associação com a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, promove uma Sessão Científica - Centro de Procriação Médica Assistida, dirigida a especialistas e público interessado diretamente nesta temática e circunscrito aos lugares existentes. Decorre no período da tarde.
Desenrola-se na Sala de exposição do piso 0 , integrada na exposição de Filipa Venâncio – A Sala da Senhora – Take 2.
Saber mais
Universo de Memórias João Carlos Abreu
Muro da Esperança, uma flor para o futuro – Jardins do Universo de Memórias
14h às 19h (de 30 em 30 minutos) – Visitas Comentadas
16h – Doação oficial do retrato em carvão do primeiro proprietário do edifício onde está, desde 2003, instalado o Universo de Memórias João Carlos Abreu – Simão Francisco.
Cerimónia com a presença de familiares de Simão Francisco, do Dr. João Carlos Abreu e da Diretora Regional da Cultura. Após o ato de doação haverá uma visita encenada para os familiares e entidades oficiais.
19h30 às 23h (de 30 em 30 minutos) - Visitas Encenadas
Saber mais
Casa-Museu Frederico de Freitas
A Casa-Museu Frederico de Freitas comemora o Dia Internacional dos Museus/ 2024 oferecendo entradas gratuitas num horário alargado e contínuo, das 10h00 às 19h30, de forma a possibilitar a entrada do máximo de interessados.
Neste dia especial de comemoração as visitas orientadas são sempre o principal objetivo do público que nos procura e, com o intuito de corresponder a essa expetativa, proporcionamos uma oferta múltipla, pensada para incluir o horário do almoço e o fim da tarde. “Mil e uma coleções” é título da visita orientada à Casa da Calçada, que com a duração aproximada de 45 minutos, decorrerá às 11h00, 13h00, 15h00 e 18h00. A antiga moradia do Dr. Frederico de Freitas, prestigiado advogado e notário madeirense e um dos maiores colecionadores locais, oferece um percurso de ambiências de outrora, onde as coleções de mobiliário, pintura, escultura e cerâmica se revelam, naturalmente integradas nos antigos espaços de habitação. Será abordada a origem da Casa, o Dr. Frederico de Freitas e as suas coleções de artes decorativas reunidas ao longo de mais de 40 anos.
Em alternativa, a visita à Casa dos Azulejos proporciona uma viagem pela história do azulejo no mundo, através da coleção Frederico de Freitas, que inclui exemplares do séc. XIII ao XX, provenientes do Extremo ao Próximo Oriente, Europa e Portugal. São testemunhos da nossa produção mais recente os painéis da artista madeirense Lourdes Castro. “Brilhos e harmonias” é o nome deste percurso, de 45 minutos, que poderá ser feito às 11h45, 13h45, 15h45 e 18h45.
Programa:
Entrada gratuita
Abertura contínua das 10h às 19h30
Mil e uma coleções - Visitas guiadas à Casa da Calçada
11h, 13h, 15h e 18h
Brilhos e harmonias - Visitas guiadas à Casa dos Azulejos
11h45, 13h45, 15h45 e 18h45
Torre do Capitão - Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro
Aberto das 14h às 17h, com visitas guiadas
19h00 - Peça de teatro de rua Trívia - Rumores e (DES)amores de uma commédia dell'arte do Teatro Experimental da Camacha, com entrada livre.
"Trívia" é uma cativante comédia itinerante que nos transporta para o vibrante mundo da commedia dell'arte. Num cenário de rua, seguimos as aventuras e desventuras das personagens enquanto desafiam convenções sociais e desvendam os segredos do coração.
No enredo, o astuto Capitano convence o ardiloso Doutore a interceder por ele junto a Pantalone para conseguir a mão de Isabella, filha deste último. Enquanto isso, Columbina e Arlequino, criados espertos, conspiram para desmascarar o Capitano e garantir o triunfo do amor verdadeiro entre Isabella e o enamorato Flávio.
Entre risos e lágrimas, entre tramas e enganos, "Trívia" nos presenteia com uma emocionante jornada através das vielas e praças da cidade, onde o amor, a verdade e a lealdade se revelam como os verdadeiros protagonistas desta encantadora história de (des)amores.
Solar do Aposento
10h às 17h30 – visitas guiadas e orientadas ao espaço e às coleções expostas no Solar do Aposento.
19h às 22h – visitas guiadas e orientadas, proporcionando ao visitante uma visita única e excecional a este espaço, em período noturno.
A entrada é gratuita e as visitas são destinadas a todos os públicos.
MUDAS.Museu de Arte Contemporânea
16 de maio - 10h
Jornada “Modos de ver: aprender a olhar pela objetiva”
Numa abordagem às obras de fotografia da coleção do Mudas.Museu, nomeadamente Jorge Molder, Daniel Blaufuks, Graça Sarsfield, António Barros, Pedro Clode, André Gomes, Bruno Corte e Débora Rodrigues, convidamos Rita Rodrigues, investigadora, artista e que já lecionou Fotografia no Curso de Artes Plásticas da Universidade da Madeira, bem como Filipe Matos, que nas suas investigações explorou a goma bicromatada, papel salgado entre outros processos fotográficos, a dinamizarem a Jornada “Modos de ver: aprender a olhar pela objetiva”.
Público alvo: público em geral
Inscrições através do telefone: 291820900 ou email:
Atividade gratuita
17 de maio - 10h
Conversa aberta pelas exposições em cartaz
Sendo o museu um espaço onde se reúne, conserva, estuda, investiga, comunica e expõe objetos das várias áreas do conhecimento, neste dia especial, convidamos o público em geral para uma conversa sobre a história, o espaço, as obras e os artistas do MUDAS, num itinerário pelas exposições em cartaz, nomeadamente, “Sincronicidade” de Cristina Perneta, “Räume” de Débora Rodrigues, "Entre Coleções: Maria Eugénia e Francisco Garcia e Museu de Arte Contemporânea da Madeira" e a exposição permanente do acervo do museu.
Público alvo: público em geral.
Inscrições através do telefone 291820900 ou pelo e-mail:
Atividade gratuita
17 de maio - 15h30
Oficina criativa “esculpir com a luz”
Nesta visita oficina os participantes são convidados a explorarem os espaços (Räume) de Débora Rodrigues, que no seu procedimento experimentalista, “de esculpir com a luz” deambula entre duas dimensões fazendo confluir a tridimensionalidade de modelos, em cartolina, para a fotografia, bidimensional. Um olhar para a luz, como ferramenta plástica, que posicionada segundo determinada perspetiva gera tonalidades e espaços, explora o claro escuro, gerando texturas, ora nítidas, ora sob o véu da desfocagem produzida pela reduzida profundidade de campo. Posteriormente, os alunos serão convidados a representar a tridimensionalidade num jogo de luz e de formas.
Público alvo: alunos do ensino básico e secundário.
Inscrições através do telefone 291820900 ou pelo e-mail:
Atividade gratuita
18 de maio - 10h
Visita orientada Sincronicidade de Cristina Perneta - Galeria Casa das Mudas
“Ao pintar com terra, sinto maior sintonia e ligação à natureza, aos seus ritmos”, estas palavras de Cristina Perneta resumem a sua ligação à terra, a sua proximidade com a simplicidade e com a natureza. Uma artista que recupera os processos ancestrais, regressando às origens no exercício técnico de registo gráfico, pela pincelada, mas também pelo uso de pigmentos recolhidos na natureza, numa relação de sincronicidade.
Público alvo: público em geral
Inscrições através do telefone 291820900 ou pelo e-mail:
18 de maio - 10h30
Oficina criativa de cerâmica camadas e substratos
A arte de trabalhar o barro é um processo muito antigo criado e desenvolvido pelo homem para suprir necessidades, de entre as quais a de armazenamento e de preparo de produtos oriundos da produção agropastoril. O barro, a sua matéria prima, é primeiramente moldado e posteriormente cozido a altas temperaturas. O objeto/forma final poderá ser, ou não, vidrado num outro processo químico e térmico. Ao longo da história, o barro foi uma constante, quer na vertente prática, quer na vertente criativa e de registo, sempre utilizado para dar formas às ideias.
Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de explorar técnicas de cerâmica, nomeadamente a técnica do rolinho e da lastra para, entre camadas e substratos, criar os seus volumes em barro.
Público alvo: público em geral
Inscrições através do telefone 291820900 ou pelo e-mail:
Atividade gratuita
18 de maio - 11h30
Visita orientada Entre Coleções: Maria Eugénia e Francisco Garcia e Museu de Arte Contemporânea da Madeira
Nesta visita, levamos os participantes, por um lado a descobrir a coleção privada de Maria Eugénia e Francisco Garcia, e por outro a (re)visitar as obras pertencentes ao Mudas.Museu. Propomos um diálogo entre as duas coleções, numa partilha entre o mediador cultural e o grupo, de forma a aprofundar o conhecimento sobre o património artístico e arquitetónico, a estabelecer múltiplas leituras numa partilha de experiências de percepção.
18 de maio - 14h
Visita orientada Räume de Débora Rodrigues - Galeria.Dois
Nesta visita os participantes são convidados a explorarem os espaços (Räume) de Débora Rodrigues, que no seu procedimento experimentalista, “de esculpir com a luz” deambula entre duas dimensões fazendo confluir a tridimensionalidade de modelos, em cartolina, para a fotografia, bidimensional. Um olhar para a luz, como ferramenta plástica, que posicionada segundo determinada perspetiva gera tonalidades e espaços, explora o claro escuro, gerando texturas, ora nítidas, ora sob o véu da desfocagem produzida pela reduzida profundidade de campo.
18 de maio - 15h
Visita orientada Entre Coleções: Maria Eugénia e Francisco Garcia e Museu de Arte Contemporânea da Madeira
Nesta visita, levamos os participantes, por um lado a descobrir a coleção privada de Maria Eugénia e Francisco Garcia, e por outro a (re)visitar as obras pertencentes ao Mudas.Museu. Propomos um diálogo entre as duas coleções, numa partilha entre o mediador cultural e o grupo, de forma a aprofundar o conhecimento sobre o património artístico e arquitetónico, a estabelecer múltiplas leituras numa partilha de experiências de percepção.
Público alvo: público em geral
Inscrições através do telefone 291820900 ou pelo e-mail:
Atividade gratuita
Fortaleza de São João Baptista do Pico
Aberta ao público das 10h às 12h30 e das 14h às 17h.
Acolhimento e orientação das visitas (em inglês e português) às exposições atualmente presentes na Fortaleza.
Solar de São Cristóvão
Aberto ao público no horário habitual e das 19h às 22h.
No turno da tarde dispõem de visitas acompanhas às coleções permanentes e temporárias, ao edifício e jardins.
Casa Colombo – Museu do Porto Santo e dos Descobrimentos Portugueses
Aberto ao público no horário habitual (10h às 13h) com entradas gratuitas.
Museu Etnográfico da Madeira
17 de maio | 10h
Palestra Reconhecer e Integrar – Saúde, Inclusão, Cultura, promovida pelos Serviços Educativos do museu, em parceria com a Associação de Doenças Neuro-músculo-esqueléticas.
Palestrantes:
Sara Freitas, Presidente da Associação de Doenças Neuro-músculo-esqueléticas, que apresentará a associação e este tipo de doenças;
Sandra Gomes Luís, Vice-Presidente da mesma Associação, que abordará a importância do trabalho em sinergias para a inclusão;
Orlando Freitas, utente da Associação, que irá dar o seu testemunho de resiliência.
Para comemorar este dia, o Museu Etnográfico da Madeira, centrou-se num dos objetivos, de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, a “Educação de Qualidade”, o qual pretende reforçar a importância de assegurar uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.
Deste modo, o museu decidiu juntar-se à Associação de Doenças Neuro-músculo-esqueléticas, e promover uma palestra, no dia que antecede esta comemoração, convidando o público em geral, a repensar a educação, imaginando um futuro, em que a partilha de conhecimentos transcenda barreiras, trabalhando, em conjunto, na construção de um mundo mais informado e inclusivo.
Como refere a Associação convidada, “a promoção da Saúde, Bem-Estar e Inclusão é uma missão vital, essencial para a valorização do ser humano em toda a sua dignidade e no seu direito inalienável à igualdade de acesso aos espaços, lugares e oportunidades.”
Deste modo, os palestrantes irão falar daquilo que os move, quais os seus objetivos e as formas encontradas para concretizá-los.
A Cultura deve ser acessível a todos e ao ritmo de cada um e das suas comorbilidades. Ao implementarem-se determinadas medidas inclusivas, os museus tornam-se mais acolhedores para todos, promovendo a democratização da cultura e o bem-estar social.
A inclusão é um processo contínuo que exige diálogo e colaboração entre a comunidade museológica e a comunidade de proximidade.
Pretende-se, neste caso, apresentar os desafios que enfrentam as pessoas com doenças neuro-músculo-esqueléticas, mas também, dar a conhecer testemunhos de resiliência, de modo a estimular essas pessoas, para que percebam que podem ultrapassem barreiras, usufruindo de uma vida com mais qualidade e, ainda, sensibilizar os técnicos dos museus, mas também o público em geral e, especialmente, os mais jovens, para o contributo que podem dar na promoção ativa da inclusão e de que forma o podem fazer, quer no seio museológico, quer em outras áreas.
No dia 18 de maio, as entradas no museu, serão gratuitas, estando o museu aberto a todo o público, para visitas de exploração.
Aos mais novos, será entregue o “Jogo do Sardas”, o qual os guiará, de forma lúdica, pelas exposições permanentes do museu.