A Igreja matriz de São Vicente, recebe dia 11 de março, às 18h30 horas, o ciclo de concertos promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura.
O ciclo de concertos intitulado “Barroco a Norte”, ruma a São Vicente para um evento que terá lugar na Igreja matriz. Recorde-se que esta iniciativa, promovida pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, inclui um ciclo de três concertos, com entrada livre, em três igrejas da costa norte da ilha, a realizar nos sábados do corrente mês de março.
“Barroco a Norte” visa, não só dar a conhecer a música barroca, como também contribuir para o objetivo que tem pautado a atuação da Secretaria Regional de Turismo e Cultura: o da descentralização cultural.
Há que recordar ainda que este ciclo de concertos conta com a colaboração da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, entidade que, desde 2013, gere a Orquestra Clássica da Madeira, e Associação Orquestra Clássica da Madeira. Nestes eventos em que, tal como o nome indica, será privilegiada a música barroca, vão atuar um grupo afetos à ANSA, nomeadamente, o Orquestra de Cordas ENSEMBLE XXI, e outro afeto à AOCM, o Funchal Baroque Ensemble.
Assim, depois do concerto de estreia que se realizou na Igreja Matriz de São Jorge no passado sábado, desta vez será a Igreja de São Vicente o palco do evento. No concerto de amanhã, atua o Funchal Baroque Ensemble, tendo como solistas Sara Faria (Flauta de bisel) e Yurii Omelchuk (Fagote). A direção musical é de Giancarlo Mongelli.
O Funchal Baroque Ensemble (FBE), fundado em 2013 com o nome “O sonho do Orfeu” ganhou notoriedade entre o público madeirense, um pouco por toda a ilha, pelas suas interpretações historicamente informadas de obras pouco conhecidas de compositores dos séculos XVII e XVIII e pelos seus ciclos de concertos temáticos. Este Ensemble, com a Direção Artística do cravista italiano Giancarlo Mongelli, dedica-se exclusivamente à divulgação da música barroca com o objetivo de chegar ao maior número de público possível em todo o território regional. Este agrupamento único do seu género na Região Autónoma da Madeira durante a sua existência já participou em vários Festivais de música (Música a Norte, Barroco a Norte, MusAntiqFest 2020, 2021 e 2022, Festa da Flor, entre outros) em inúmeros espaços emblemáticos da Madeira, tais como palácios, museus, igrejas e jardins. O FBE é um dos principais agrupamentos musicais que colaboram frequentemente com a AOCM.
